Topo

Confira os times que já garantiram vaga na fase de grupo da Champions

Campeão inglês, City já está garantindo na próxima edição da Liga dos Campeões - John Sibley/Reuters
Campeão inglês, City já está garantindo na próxima edição da Liga dos Campeões Imagem: John Sibley/Reuters

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/05/2019 12h00

A Liga dos Campeões será decidida entre Tottenham e Liverpool no dia 1º de junho no estádio Wanda Metropolitano, em Madri, mas alguns clubes já conquistaram vaga na próxima edição do torneio por seus desempenhos nos torneios nacionais europeus. O UOL Esporte listou os times de cada país que já estão garantidos na fase de grupos para a temporada 2019/2020.

Espanha

Semifinalista, o Barcelona foi eliminado pelo Liverpool na semana passada, mas entrou em campo já com a vaga garantida na próxima edição por ter sido campeão espanhol no dia 27 de abril. Atlético de Madrid, segundo colocado, e Real Madrid, terceiro, também já carimbaram o passaporte. A quarta vaga espanhola será decidida apenas na última rodada entre Valencia e Getafe, com 58 pontos cada, e Sevilla, com 56. O Valencia leva vantagem por ter vencido o Getafe em novembro - confronto direto é primeiro critério de desempate da competição.

Inglaterra

O Campeonato Inglês terminou ontem com o título do Manchester City, que goleou o Brighton por 4 a 1 e terminou o torneio com 98 pontos. Liverpool, Chelsea e Tottenham, que terminaram o torneio com 97, 72 e 71 pontos, respectivamente, também estarão na Liga dos Campeões.

Itália

Ainda faltam duas rodadas para o término do Campeonato Italiano, mas dois clubes já garantiram presença na Champions: a campeã Juventus, de Cristiano Ronaldo, e o Napoli. As últimas duas vagas serão disputadas por Atalanta, Inter de Milão, Milan e Roma - sendo que a Inter tem um jogo a menos e só entra em campo hoje. O Torino, sétimo colocado com 60 pontos, cinco a menos que o terceiro colocado Atalanta, também tem uma chance remota de conquistar a vaga.

Alemanha

Às vésperas da última rodada, a Bundesliga ainda não tem dono. Tanto Bayern de Munique, com 75 pontos, quanto o Borussia Dortmund, com 73, podem faturar o título. Os adversários na última rodada serão Frankfurt e Borussia Mönchengladbach, respectivamente - equipes que brigam pela classificação na Champions junto com Bayer Leverkusen e Wolfsburg. A terceira vaga já está matematicamente garantida ao RB Leipzig.

França

O Campeonato Francês só oferece duas vagas para a Liga dos Campeões, e dois times já estão classificados: o campeão Paris Saint-Germain e o vice Lille, que já não pode mais ser ultrapassado pelo Lyon.

Rússia

A Primeira Liga da Rússia também oferece duas vagas. Uma delas já está garantida para o campeão Zenit, de São Petesburgo, que conta com o brasileiro Hernani. Faltam duas rodadas para o fim da competição, mas Lokomotiv Moscou, Krasnodar e Spartak ainda estão no páreo.

Portugal

O Campeonato Português, por sua vez, só dá uma vaga direta na Champions. Falta apenas uma rodada para o fim, e a competição ainda está em aberto, pois Benfica tem 84 pontos contra 82 do Porto. O campeão também herdará a vaga no maior campeonato da Europa.

Ucrânia, Bélgica e Turquia aguardam definição

Os torneios ucraniano, belga e turco também só dão vaga na Champions para os campeões, mas essas competições locais ainda estão em aberto. Se acabassem hoje, as vagas ficariam com Shakhtar Donestki (UCR), Genk (BEL) e Galatasaray (TUR).