Topo

Qual a influência de Rui Costa no número de gringos de Atlético-MG e Santos

Rui Costa, diretor de futebol do Atlético-MG, ajudou na mudança de regulamento da CBF - Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG
Rui Costa, diretor de futebol do Atlético-MG, ajudou na mudança de regulamento da CBF Imagem: Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG

Eder Traskini e Thiago Fernandes

Do UOL, em Santos e Belo Horizonte

06/06/2019 04h00

O Santos é, hoje, o clube com mais estrangeiros do Brasil. Ao todo, há oito nomes no elenco comandado por Jorge Sampaoli que não nasceram por aqui. O que poucos sabem é que Rui Costa, diretor de futebol do Atlético-MG desde abril passado, tem interferência direta nisso.

Em 2013, ainda no Grêmio, o atual executivo do Galo protocolou um pedido na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) a fim de permitir a inscrição de mais estrangeiros em competições organizadas pela instituição. No mesmo ano, atendendo à solicitação do dirigente, houve uma mudança na regra. Os clubes poderiam contar, a partir dali, com cinco atletas gringos relacionados para uma partida. Anteriormente, o limite era de três nomes por jogo.

Naquela temporada, havia 56 atletas de outros países atuando em território nacional. Hoje, há 66 estrangeiros em condições de atuar no Campeonato Brasileiro, a principal competição do país. O número é bem superior ao da primeira edição de pontos corridos, em 2003, quando havia 14 gringos. Um dos mais beneficiados com a mudança ocorrida há seis anos é o Santos, rival do Atlético-MG na noite de hoje, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

A saga dos gringos se intensificou na Vila Belmiro pouco antes da Copa do Mundo do ano passado. Já com Vecchio e Copete no elenco, ambos sem muito destaque, o Peixe fez de tudo para contratar os meias Bryan Ruiz, do Costa Rica, e Carlos Sánchez, do Uruguai. Depois, o clube ainda fechou com o paraguaio Derlis González por empréstimo de duas temporadas.

Após a liberação de Vecchio, fora dos planos do time, o Peixe fechou a temporada com quatro gringos no elenco, mas esse número duplicaria após a chegada do novo técnico: o argentino Jorge Sampaoli. Sob orientação do treinador, o Santos trouxe o meia-atacante venezuelano Yeferson Soteldo, o zagueiro colombiano Felipe Aguilar, o meia peruano Christian Cueva e o centroavante colombiano Fernando Uribe.

Mesmo com oito atletas, o limite não deve ser problema para o Peixe, pois Jorge Sampaoli gira o elenco em todas as rodadas. Além disso, ao menos dois deles estão fora dos planos e, se depender do Santos, não continuam no clube: Bryan Ruiz e Copete.

Outro fator que colabora para a cota estourada não ser uma preocupação santista é que Cueva e Derlis González são presenças frequentes nas seleções de seus países e, inclusive, irão disputar a Copa América. Sánchez também sempre está no radar do Uruguai, e o mesmo vale para Felipe Aguilar.

O Atlético também se beneficia com a mudança na regra. Hoje, o Galo tem cinco estrangeiros no elenco. O uruguaio Martín Rea chegou ao clube por empréstimo do Danubio em agosto do ano passado. O seu compatriota, David Terans, foi adquirido do mesmo clube há exatamente um ano.

Juan Cazares, do Equador, foi adquirido pelo Atlético em janeiro de 2016. O jogador era do Independiente del Valle, de seu país, antes de se mudar para a Cidade do Galo. Yimmi Chará deixou o Junior Barranquilla, da Colômbia, para se tornar o jogador mais caro da história dos mineiros. Ele custou seis milhões de dólares ao clube de Belo Horizonte.

Recentemente, a diretoria acertou a contratação de Lucas Hernández, lateral esquerdo uruguaio que pertencia ao Peñarol. O atleta teve 70% de seus direitos econômicos adquiridos por três milhões de dólares.

O clube ainda aguarda a volta de Rómulo Otero, emprestado ao Al Wehda, da Arábia Saudita. O venezuelano será integrado ao elenco a partir de julho, quando termina o seu contrato com o time do exterior.

Clubes com mais atletas estrangeiros:
Santos - 8
Felipe Aguilar/COL
Carlos Sánchez/URU
Bryan Ruiz/CRC
Derlis Gonzalez/PAR
Copete/COL
Soteldo/VEN
Cueva/PER
Uribe/COL

Inter - 7
Víctor Cuesta/ARG
D'Alessandro/ARG
Sarrafiore/ARG
Guerrero/PER
Jonatan Alvez/URU
Nicolás López/URU
Santiago Trellez/COL

Athletico - 6
Lucho Gonzalez/ARG
Tomás Andrade/ARG
Anderson Plata/COL
Braian Romero/ARG
Marco Ruben/ARG
Pierre da Silva/EUA

Corinthians - 6
Bruno Mendez-URU
Angelo Araos/CHI
Sornoza/EQU
Sergio Díaz/PAR
Romero/PAR
Mauro Boselli/ARG

Flamengo - 5
Trauco/PER
Piris da Motta/PAR
Cuéllar/COL
Arrascaeta/URU
Berrío/COL

Atlético MG - 5
Martín Rea/URU
David Terans/URU
Cazares/EQU
Chará/COL
Lucas Hernández/URU