Topo

Fortaleza supera expulsão, vence em casa e pode jogar Cruzeiro para degola

Do UOL, em Belo Horizonte

12/06/2019 22h55

Após três jogos sem vencer, o Fortaleza se superou em campo e venceu o Cruzeiro por 2 a 1 no Castelão, hoje, pelo Campeonato Brasileiro. O time comandado por Rogério Ceni chegou ao triunfo com dois gols de André Luis, e Sassá marcou pela Raposa. A partida ainda terminou com a expulsão de Nathan, que deixou o time da casa com dez em mais da metade do segundo tempo.

Com o resultado, o Fortaleza deixa a zona de rebaixamento e vai aos 10 pontos, ultrapassando o próprio Cruzeiro. O time mineiro fica com 8, chega ao seu 9º jogo sem vencer (o sexto no Brasileiro) e ainda pode terminar a rodada na zona de rebaixamento.

Quem foi bem: André Luis aproveita chance e decide

O homem do jogo não poderia ser outro. Com os dois gols marcados no primeiro tempo, André Luis acabou tendo participação direta na vitória e supriu bem a ausência de peças importantes no ataque de Rogério Ceni.

Quem foi mal: Léo falha e dá sorte em falta perigosa

O zagueiro Léo não esteve em suas melhores noites. No gol relâmpago do Fortaleza, ele foi devagar demais para a disputa com André Luis e acabou antecipado pelo atacante. Por volta dos 20 minutos, deu sorte em uma falta que poderia ser interpretada como lance para vermelho e acabou só amarelado. Thiago Neves e Robinho também fazem companhia ao defensor com partidas bem abaixo do esperado.

Atacante leva família ao estádio e chora com gols

Aos 22 anos, André Luis está emprestado pelo Corinthians e marcou seus primeiros gols pelo Fortaleza. Este foi apenas o quarto jogo do atacante, que ficou com a vaga de titular por causa das ausências de Wellington Paulista e Kieza. No primeiro gol, ele se emocionou após balançar as redes e dedicou o lance aos familiares que chegaram ontem e estiveram no estádio para acompanhar a partida.

Início animador no Castelão

Apesar do futebol pouco vistoso e dos erros de passes dos dois lados, não faltaram gols nos primeiros 10 minutos. Mesmo sem pressionar, o Fortaleza abriu o placar aos dois com André Luis, que se antecipou a Léo e cabeceou quando Fábio deixava sua meta. Oito minutos mais tarde, também sem fazer muito esforço, o Cruzeiro chegou ao empate com Sassá, que recebeu de Pedro Rocha e, mesmo escorregando, contou com um leve desvio para vencer o goleiro Felipe Alves.

Fortaleza marca bem e assusta nas bolas paradas

O time da casa mostrou boa competência tática ao anular as saídas de bola do Cruzeiro, impedindo perigosos contra-ataques da equipe mineira. Rápidos pelas laterais com Marcinho e Romarinho, o Fortaleza contou com a eficiência nas cabeçadas de André Luiz e de Nathan, que carimbou a trave de Fábio. No segundo tempo, o zagueiro acabou expulso, mas Ceni conseguiu manter o time bem armado, segurando a vantagem e até se aproximando do terceiro gol em alguns momentos.

Cruzeiro coleciona faltas, é displicente e pouco criativo

A fase da Raposa não é nada boa, e o time mostrou isso em campo com um futebol muito distante daquele que o torcedor se acostumou a ver. Os jogadores erraram muitos passes, cometeu muitas faltas e mal conseguiu organizar suas jogadas. A desatenção foi geral tanto na hora de defender quanto nas saídas para o ataque, com a equipe entregando a bola facilmente para os anfitriões. Nem mesmo a expulsão de Nathan aos 19 do segundo tempo animou os visitantes. Assim, a cabeçada de Dedé foi um dos poucos lances de perigo na tentativa de reação celeste.

Cruzeiro faz "revezamento" de cartões, mas Fortaleza fica com 10

O Cruzeiro fez muitas faltas do início ao fim, quase perdeu Léo ainda no começo do jogo e terminou a partida com seis amarelados. Mas foi o Fortaleza que ficou com um a menos. Por reclamação, Nathan foi amarelado no fim do primeiro tempo. Na etapa final, precisou matar um contra-ataque celeste e levou o vermelho.

Chuva aperta, e mascote do Fortaleza se protege com fotógrafo

Depois de cair o dia inteiro e dar uma pequena trégua à noite, a chuva voltou a atingir a capital cearense. No fim do primeiro tempo, só os treinadores se arriscaram a ficar na beira do campo. O Leão, mascote do Fortaleza, se abrigou debaixo de um guarda-chuva de um fotógrafo.

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 2x1 CRUZEIRO

Motivo: 9ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data/Hora: 12/06/2019, às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Eder Alexandre (SC)
VAR: Rafael Traci (SC)

GOLS: André Luis, 2'1ºT (1-0); Sassá, 10'1ºT (1-1); André Luis, 46'1ºT (2-1)
Cartões amarelos: Nathan (FOR), Léo, Dodô, Ariel Cabral, Dedé, Robinho, Lucas Romero (CRU)
Cartão vermelho: Nathan (FOR).

FORTALEZA: Felipe Alves; Gabriel Dias, Quintero, Nathan e Carlinhos; Felipe, Juninho; Romarinho (Derley), Dodô, Marcinho (Matheus Alessandro) e André Luis (Tinga). Técnico: Rogério Ceni.

CRUZEIRO: Fábio; Lucas Romero, Dedé, Léo e Dodô (Marquinhos Gabriel); Henrique e Ariel Cabral (Jadson); Robinho, Thiago Neves e Pedro Rocha; Sassá (Raniel). Técnico: Mano Menezes.