Topo

Santos

Santos aposta em Autuori para melhorar processos e "acalmar" Sampaoli

Paulo Autuori, diretor de futebol do Santos - Ivan Storti/Santos FC
Paulo Autuori, diretor de futebol do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

03/08/2019 04h00

A contratação do ex-técnico Paulo Autuori para ser o novo Diretor de Futebol do Santos teve como objetivo organizar, padronizar e unificar processos dentro do departamento de futebol profissional, feminino e de base. No entanto, já neste primeiro momento, o novo cartola terá de focar em um caso específico: a comunicação entre diretoria e o técnico Jorge Sampaoli.

São vários os desentendimentos públicos e críticas abertas do treinador argentino aos gestores do clube. O principal tema das reclamações de Sampaoli fica por conta dos reforços: a primeira reclamação se deu pela demora na contratação e, agora, pela falta de peças de reposição no elenco para jogadores que saíram do clube, mais especificamente o volante Jean Lucas.

Na última coletiva, o argentino esbravejou que as últimas duas contratações do Santos no mercado, o zagueiro Luan Peres e o atacante Lucas Venuto, foram pedidos dele, mas em janeiro, não agora em julho. Segundo o treinador, a diretoria não comunicou sobre as negociações e falhou em contratar um volante de uma lista entregue pelo técnico com cerca de sete nomes para a posição.

A cúpula do Peixe, por sua vez, entendia que tinha aprovação do treinador para contratar os dois jogadores também agora na janela internacional do meio do ano, até pela indicação feita anteriormente. O clube tentou contratar nomes listados pelo argentino para a função de volante, como Hernani, Lucas Silva e Walace, mas não teve sucesso.

A esperança é que o novo Diretor de Futebol consiga fazer melhor a ponte entre diretoria e comissão técnica, em comparação ao trabalho do atual Gerente de Futebol, Gabriel Andreata, contratado pelo Peixe por indicação de Sampaoli. Apresentado na semana passada, Paulo Autuori já foi visto algumas vezes no CT Rei Pelé para acompanhar o treino da equipe.

A intenção é que Autuori consiga criar e otimizar processos de forma a organizar melhor o atual Departamento de Futebol do Santos e minimize problemas, principalmente de comunicação interna entre seus membros. O Diretor de Futebol deixou claro desde sua apresentação que não irá participar de negociações propriamente ditas, mas sim na relação interna para viabilizar e facilitar as contratações.

Santos