Topo

PSG vence em estreia no Francês sob protestos da torcida contra Neymar

Mbappé comemora seu primeiro gol no Campeonato Francês 2019/20 - FRANCK FIFE/AFP
Mbappé comemora seu primeiro gol no Campeonato Francês 2019/20 Imagem: FRANCK FIFE/AFP

Do UOL, em São Paulo

11/08/2019 18h00

Atual bicampeão francês, o Paris Saint-Germain largou bem na busca pelo tricampeonato nacional. Ao menos por ora sem Neymar, o PSG estreou hoje (11) com vitória fácil de 3 a 0 sobre o Nîmes, no Parc des Princes, em Paris.

Os comandados do técnico Thomas Tuchel construíram o tranquilo triunfo da seguinte forma: no primeiro tempo, Cavani fez de pênalti; na etapa complementar, Mbappé e Di Maria sacramentaram o placar.

Com os resultados desta primeira rodada, o PSG já divide a liderança com o Lyon. Comandado pelo brasileiro Sylvinho, o Olympique Lyonnais abriu o campeonato com 3 a 0 sobre o Monaco na sexta.

O PSG volta a campo no domingo que vem, quando visita o Rennes pela segunda rodada do Campeonato Francês. Um dia antes, o Nîmes faz sua estreia em casa, onde recebe o Nice.

Foi bem: Mbappé

Mbappé já era o melhor jogador em campo mesmo antes de balançar as redes. Apesar de abrir o placar, afinal de contas, Cavani teve atuação mais discreta que de costume, inclusive perdendo uma chance clara de ampliar o marcador após receber passe justamente do jovem francês.

Bastante participativo, seja se colocando em condição de goleador seja tentando servir os companheiros, Mbappé foi recompensado com um belo gol, de primeira, no início do segundo tempo. Também na etapa complementar, foi dele a assistência para o tento de Di Maria.

Foi mal: Martinez

O Nîmes tinha uma clara proposta de jogo: se fechar para evitar infiltrações do PSG e, se possível, acertar eventual contra-ataque numa improvável tentativa de surpreender os donos da casa. A estratégia foi por água abaixo quando o zagueiro Martinez bateu com a mão na bola dentro da área causando pênalti contra sua equipe. Com o placar aberto para o time de Paris, os visitantes precisaram se reorganizar para atacar. E acabaram se complicando ainda mais defensivamente...

Cronologia do jogo

Não muito diferente do que já se habitou a viver nas últimas temporadas do Campeonato Francês, o PSG enfrentou uma sólida retranca do Nîmes. Encontrando dificuldade para se infiltrar na defesa adversária com a bola no chão, os mandantes exploraram bastante as tentativas de ligação direta para o ataque partindo lá de trás dos pés dos brasileiros Marquinhos e Thiago Silva.

Cavani abriu o placar para o PSG contra o Nîmes - FRANCK FIFE/AFP - FRANCK FIFE/AFP
Cavani abriu o placar para o PSG contra o Nîmes
Imagem: FRANCK FIFE/AFP

Contudo foi num lance de bola parada e com auxílio do VAR que o PSG abriria o placar. Sarabia cobrou escanteio, e a zaga do Nîmes afastou. Depois de alguns segundos, o árbitro de vídeo alertou possível toque de mão do zagueiro Martinez. O alerta foi confirmado pelo juiz com checagem junto ao monitor. Na cobrança, aos 24 minutos, Cavani bateu forte e alto, à esquerda, para estufar as redes.

Aos 11 do segundo tempo, foi a vez de Mbappé deixar o dele. Marquinhos fez belo lançamento para Bernat, que dominou à esquerda, na área, e só rolou para o jovem camisa 7, que bateu de primeira para ampliar o marcador a favor dos donos da casa.

Dono de boa atuação em sua primeira vez no Francês, Pablo Sarabia foi substituído por Ángel Di María. O veterano argentino precisou de pouco mais de cinco minutos em campo para transformar a já tranquila vitória parisiense em goleada: recebeu assistência de Mbappé e bateu na saída do goleiro.

Protesto nas arquibancadas contra Neymar

Mesmo sem entrar em campo, Neymar dá o que falar em Paris. Cortado da partida de hoje para definir seu futuro no futebol europeu, o atacante foi alvo de protestos por parte da torcida do PSG. Um coro surgiu entre torcedores organizados que estavam no Parc des Princes com xingamento ao brasileiro: "Neymar filho da p*", entoaram os "ultras" parisienses.

Também foram estendidas nas arquibancadas do estádio do PSG faixas contra Neymar. Numa delas, os torcedores escreveram a mensagem "vaza, Neymar", sugerindo a saída do jogador do clube. Cabe lembrar que, de acordo com a imprensa espanhola, o Real Madrid é o novo favorito a contratá-lo.