Topo

Palmeiras

Rede para visitantes no Allianz é mantida; Procon observará próximos jogos

Visão prejudicada da torcida visitante no Allianz Parque, em jogo entre Palmeiras e Bahia - André Lessa/Arquivo pessoal
Visão prejudicada da torcida visitante no Allianz Parque, em jogo entre Palmeiras e Bahia Imagem: André Lessa/Arquivo pessoal

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

16/08/2019 12h36

Após uma visita técnica do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) hoje pela manhã ao Allianz Parque e uma reunião que envolveu também a Polícia Militar e a administração do estádio, o Palmeiras informou que, por enquanto, a rede que fica na frente do setor de visitantes na arquibancada está mantida. O Procon observará os próximos jogos no local para avaliar o impacto que a tela tem sobre a visibilidade dos torcedores.

A rede tem sido alvo de queixas constantes de torcidas visitantes no Allianz Parque, que reclamam que a visão da partida fica bastante prejudicada. O último episódio aconteceu após o jogo com o Bahia, em que torcedores da equipe tricolor chegaram a pedir o dinheiro de volta na ouvidoria do estádio, sem sucesso.

A presença de uma "barreira física" no setor de visitantes é uma exigência da Polícia Militar, que consta no laudo de segurança do estádio, com o intuito de evitar que torcedores arremessem objetos no campo ou no nível inferior das arquibancadas. Antes, o Palmeiras usava uma tela de policarbonato, que também foi alvo de reclamações por atrapalhar a visibilidade.

Segundo o Palmeiras, os problemas com a rede acontecem apenas em um horário específico, entre 16h45 e 17h, e em jogos no inverno, quando o sol bate na tela e prejudica a visão da torcida. O Procon enviará representantes aos próximos jogos, inclusive em partidas disputadas à noite, para verificar esse funcionamento.

O diretor-executivo do Procon, Fernando Capez, havia afirmado ao blog Lei em Campo na quarta-feira que a intenção do órgão era remover a rede. Ele sugeriu a possibilidade de o Palmeiras colocar funcionários para vigiar e identificar eventuais torcedores que joguem objetos para baixo.

O Palmeiras alega que tem a intenção de resolver o problema de uma maneira que não comprometa a segurança dos torcedores. O próximo jogo da equipe no Allianz Parque acontece em 10 de setembro, contra o Fluminense, às 21h.

Palmeiras