 Das agências internacionais Em Santiago (Chile)
Presente nas duas últimas Copas do Mundo, o Paraguai assumiu nesta terça-feira a liderança provisória das eliminatórias sul-americanas para o Mundial de 2006, na Alemanha. Em Santiago, venceu o Chile por 1 a 0 e agora tem nove pontos, dois a mais que Argentina e Brasil - os arqui-rivais enfrentam na quarta-feira Colômbia e Uruguai, respectivamente.
Em outro jogo pela qualificatório disputado nesta terça-feira, a Venezuela venceu a Bolívia de virada, por 2 a 1, e assumiu uma surpreendente quinta colocação na classificação - está empatada em pontos com o Uruguai, quarto colocado, mas leva desvantagem no saldo de gols.
O gol da vitória paraguaia foi marcado por Paredes, aos 31min do primeiro tempo. Arce cruzou da direita. A bola passou por Santa Cruz mas não sobre Cardozo, que ajeitou de cabeça para a chegada de Paredes. O meia chutou forte da entrada da área para marcar o único gol da partida. A bola ainda desviaria em Olarra antes e vencer o goleiro chileno Tapia.
Antes mesmo do gol sair, o Paraguai teve as principais chances para abrir o placar. Aos seis minutos, Arce, ex-Palmeiras e Grêmio, chutou forte de fora da área - a bola passou perto do travessão de Tapia. Minutos depois, Gamarra, ex-Inter, Flamengo e Corinthians, viu Tapia fazer milagre num chute seu.
No segundo tempo, o Paraguai tratou de retardar o andamento da partida o quanto fosse possível. O Chile, com insistentes cruzamentos para a área, pouco conseguiu contra a defesa paraguaia. Ao fim da partida, a vaia dos cerca de 65 mil chilenos que foram ao estádio Nacional foi inevitável.
A quarta rodada das eliminatórias segue nesta quarta-feira com as seguintes partidas: Brasil x Uruguai, em Curitiba; Equador x Peru, em Quito, e Argentina x Colômbia, em Buenos Aires. A partida marca a despedida de Francisco Maturana do comando técnico da seleção colombiana.
CHILE Nelson Tapia; Pablo Contreras, Miguel Ramirez e Rafael Olarra; Cristian Alvarez (Patricio Ormazabal), David Pizarro, Marcos Gonzalez (Rodrigo Melendez), Rodrigo Perez e Milovan Mirosevic; Reinaldo Navia (Arturo Norambuena) e Mauricio Pinilla Técnico: Juvenal Olmos
PARAGUAI Justo Villar; Francisco Arce, Julio Cesar Caceres, Carlos Gamarra e Denis Caniza; Carlos Bonet (Diego Gavilan), Julio Enciso, Angel Ortiz e Carlos Paredes (Paulo da Silva); Roque Santa Cruz e Jose Cardozo (Guido Alvarenga) Técnico: Aníbal Ruiz
Local: estádio Nacional, em Santiago Árbitro: Gustavo Méndez (URU) Auxiliares: Walter Rial e Pablo Fandiño (URU) Público: 65 mil pessoas
Assinantes do UOL podem clicar aqui para ver a página das eliminatórias sul-americanas. | |