! Eslovênia vence a Itália na grande surpresa na Europa - 09/10/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  09/10/2004 - 18h39
Eslovênia vence a Itália na grande surpresa na Europa

Da Redação
Em São Paulo

A Inglaterra ganhou. França, Holanda, Portugal, Grécia, todos empataram. Mas a grande surpresa - e decepção - na rodada deste sábado das eliminatórias européias para a Copa do Mundo de 2006 foi a Itália. A Squadra Azzurra foi até a Eslovênia e perdeu para a seleção local por 1 a 0, pelo grupo 5 da competição.

AFP 
O meia Francesco Totti lamenta após perder chance de gol para a Itália
Se não vinha empolgando, pelo menos a Itália estava invicta nas eliminatórias. Antes do tropeço em Celje, a equipe havia vencido suas duas partidas, superando a Noruega em casa e a Moldova fora. Com o resultado, a surpreendente Eslovênia assume a liderança do grupo 5, agora com sete pontos em três partidas.

Sob pressão, principalmente da sua fanática torcida, a Itália tenta a reabilitação na próxima quarta-feira contra Belarus, na cidade de Parma. Neste sábado, o time bielo-russo goleou Moldova por 4 a 0.

Além da derrota, durante a semana o técnico italiano, Marcello Lippi, vinha sendo criticado pela não-convocação do atacante Antonio Cassano, um dos principais destaques da Roma.

O único gol da partida foi marcado logo aos 19min do segundo tempo. Nastja Ceh cruzou com perfeição e Bostjan Cesar, que há seis minutos havia entrado na vaga de Zeljko Mitrakovic, subiu de cabeça para anotar o gol da vitória.

"Você pode se sentir no céu depois de marcar o gol da vitória da seleção de seu país contra a Itália", comentou Cesar. "O cruzamento veio perfeito e só tive que colocar para o gol. O sentimento é muito bom", festejou o jogador.

Reuters 
Jogadores da Eslovênia comemoram gol da vitória sobre a Itália neste sábado
A vitória da Eslovênia sobre a Itália, no entanto, não é uma novidade. As duas seleções se encontraram em um amistoso em 2002, e os eslovenos levaram a melhor também por 1 a 0.

"Tivemos muita sorte, mas jogamos melhor e merecemos a vitória", disse o técnico da Eslovênia, que elogiou o lance tramado por sua equipe para marcar o gol. "Foi um grande cruzamento e a finalização foi perfeita."

Chances desperdiçadas
A partida foi marcada pelas disputas no meio-campo, com uma seqüência de faltas e de passes errados. Parte da culpa disso foi do estado do gramado, prejudicado por causa das chuvas.

Mesmo assim, a primeira chance de gol foi da Itália. O jovem Alberto Gilardino tentou um chute de fora da área e a bola passou com perigo. Em seguida, Gianluca Zambrotta subiu de cabeça após cobrança de escanteio e, sozinho, mandou por cima do travessão.

Enquanto Mauro Camoranesi foi um dos melhores jogadores da partida, o meia Francesco Totti, que voltou à Azzurra após cumprir suspensão, ficou devendo, principalmente nas finalizações.

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias