| 13/10/2004 - 18h25 Itália sofre, passa por Belarus e assume a ponta nas eliminatórias Da Redação Em São Paulo A Itália entrou em campo com um time bastante renovado, mas, mesmo assim, não livrou seus torcedores do habitual sofrimento a que estão acostumados. A equipe dirigida por Marcello Lippi ganhou por 4 a 3 de Belarus, no estádio Enio Tardini, em Parma, nesta quarta-feira, e se recuperou nas eliminatórias para a Copa do Mundo.
 | | Totti comemora um de seus gols na vitória contra Belarus que deu liderança à Itália | Com o resultado, a Itália, que passou os últimos cinco minutos no sufoco para não levar o empate, chegou à liderança do grupo 5, com 9 pontos. E, de quebra, se recuperou na competição, pois, no sábado, havia perdido, fora de casa, para a Eslovênia. Agora, a "Azzurra" tem dois pontos de vantagem sobre a Noruega, que ganhou da Eslovênia, também com 7 pontos, por 3 a 0.
Atrás de recuperação, a Itália começou melhor que o adversário e teve, em um lance de bola parada, a primeira oportunidade. Gilardino sofreu falta da entrada da área e, na cobrança, Oddo encontrou Pancaro livre, mas o lateral da Inter de Milão cabeceou para fora.
Depois dessa jogada, a Itália seguiu em frente, em busca da abertura do marcador, com os principais momentos sendo criados por Zambrotta e Totti. Mas foi em um lance de infelicidade do bielo-russo Korytko que os anfitriões aproveitaram para fazer o primeiro gol.
Depois de uma cobrança de escanteio, ele tocou a bola com a mão, provocando a marcação de pênalti em favor da Itália, aos 27min. A primeira cobrança foi anulada pelo juiz, mas, na segunda, Totti voltou a marcar, acertando o meio do gol, enquanto o goleiro Khomutovski caiu para o lado direito.
A Itália não demorou para aumentar a vantagem. Aos 33min, De Rossi, uma jovem revelação da Roma, fez boa jogada dentro da área adversária e acertou belo chute sem dar chance de defesa para Khomutovski.
Depois de ir para o intervalo mostrando bom futebol, a Itália começou a sofrer sustos logo de cara. Aos 8min, Romashchenko acertou belo chute de fora da área, a 35 metros de distância, sem dar chance de defesa ao goleiro Buffon.
A partir daí, o jogo ficou mais equilibrado. Belarus, porém, não conseguia passar pela defesa adversária. A melhor chance da equipe foi aos 22min, em uma cobrança de falta de Belkevich, que obrigou Buffon a fazer boa defesa.
Para aliviar a torcida local, os italianos voltaram a marcar aos 30min, por meio de uma cobrança de falta. Dois minutos depois, Belarus descontou graças a uma falha de Gattuso. Ele prendeu a bola dentro da área e acabou desarmado por Bulyha, que acertou chute para marcar o segundo gol.
Belarus ainda voltou a assustar os italianos novamente com Bulyha. Aos 35min, ele arriscou chute de longe, mas Buffon, seguro, afastou o perigo. Aos 41min, Gilardino tranqüilizou os donos da casa. Zambrotta arrancou pelo lado esquerdo e chutou, o goleiro rebateu, e Gilardino tocou para marcar o quarto gol.
Três minutos depois, Romashchenko voltou a dar emoção à partida. Ele acertou bela cobrança de falta e fez o terceiro gol bielo-russo. Mas, a partir daí, os italianos só precisaram administrar os três minutos de acréscimo para assegurar a reabilitação nas eliminatórias.
|