| 26/03/2005 - 13h45 Inglaterra goleia Irlanda do Norte e dispara na liderança do grupo 6 Da Redação Em São Paulo A Inglaterra deu um passo importante para a classificação para a Copa do Mundo de 2006. Neste sábado, no estádio Old Trafford, a equipe goleou a Irlanda do Norte por 4 a 0 e disparou na liderança do grupo 6 das eliminatórias.
 | | Owen e Cole festejam o segundo gol na goleada por 4 a 0 da Inglaterra em casa | A vitória deixou os ingleses com 13 pontos. O time segue invicto após cinco rodadas, com quatro vitórias e um empate (na estréia, contra a Áustria, fora de casa). Já a Irlanda do Norte continua sem vencer e soma apenas três pontos.
No outro jogo do grupo, o País de Gales recebeu a Áustria em Cardiff e foi derrotado por 2 a 0. Ivica Vastic e Martin Stranzl anotaram nos minutos finais para decretar a boa vitória dos visitantes, que chegam aos oito pontos na tabela.
A principal rival da Inglaterra na luta pela primeira posição da chave, a Polônia, também goleou neste sábado, atropelando Azerbaijão em Varsóvia por 8 a 0, com gols de Tomasz Frankowski (3), Marek Saganowski (2), Kamil Kosowski, Jacek Krzynowek e Aftandil Hadzhiev (contra). Os poloneses se firmam na vice-liderança, com 12 pontos.
A principal rival da Inglaterra na luta pela primeira posição da chave, a Polônia, enfrenta ainda neste sábado o Azerbaijão. Os poloneses aparecem na vice-liderança, com nove pontos, e podem terminar o sábado com 12.
A partida da Inglaterra teve dois tempos distintos. No primeiro, o time da casa pressionou e encurralou os irlandeses no campo de defesa. Mesmo carimbando a trave em duas oportunidades, o gol teimou em não sair.
OUTROS JOGOS | Em partida que valia a liderança do grupo 8, a Suécia contou com gols de Fredrik Ljungberg (2) e Erik Edman para vencer a Bulgária por 3 a 0, fora de casa.
O resultado faz com que os suecos sigam na frente, com 12 pontos, deixando os búlgaros com sete. Também pelo grupo 4, a Croácia passou pela Islândia por 4 a 0 e está na segunda posição, agora com 10 pontos.
Pelo grupo 3, a Eslováquia vence a Estônia por 2 a 1, fora de casa, enquanto a Rússia derrotou Liechtenstein, pelo mesmo placar. Com isso, a chave está embolada, com Portugal em primeiro, com 13, seguido por Eslováquia, Estônia e Rússia, todos com 10.
Já a República Tcheca sofreu, mas venceu a Finlândia por 4 a 3, e assumiu a liderança provisória do grupo 1. No jogo entre os lanternas da chave, a Armênia venceu Andorra por 2 a 1 e empatou com o rival. As duas seleções somam quatro pontos e dividem o último lugar da chave. | Já o começo da segunda etapa foi arrasador para os ingleses, que marcaram quatro vezes em apenas 17 minutos. Logo no primeiro ataque, o meia Joe Cole bateu de fora da área no canto esquerdo do goleiro Maik Taylor e abriu o placar.
Aos 7min, foi a vez de Michael Owen aproveitar tabela entre Frank Lampard e Wayne Rooney para, de dentro da área, ampliar. A torcida ainda comemorava quando, dois minutos depois, Rooney avançou pela direita e cruzou rasteiro. O zagueiro Chris Baird tentou tirar, mas acabou marcando contra.
Um dos melhores em campo, Lampard marcou o quarto aos 17min. O meia arriscou de fora da área, a bola desviou na cabeça de Colin Murdock e acabou com as chances de defesa de Taylor, decretando o placar final.
Com o placar definido, os ingleses passaram a valorizar mais a posse de bola e, mesmo criando chances (como o chute de Lampard no travessão), não conseguiu ampliar.
A sexta rodada do grupo 6 na zona européia segue na próxima quarta-feira, com a disputa de três jogos. A Inglaterra recebe o Azerbaijão, em Newcastle. A Polônia tenta um resultado positivo contra a Irlanda do Norte, em Varsóvia, enquanto a Áustria pega País de Gales, em Viena.
|