| 26/05/2005 - 17h35 Polonês Nowak, ex-jogador do Atlético-PR, morre aos 29 anos Das agências internacionais Em Berlim (Alemanha)  | | Na foto, volante Nowak, já enfermo, é homenageado pelo goleiro Oliver Kahn | O volante polonês Krzysztof Nowak, que atuou no Atlético-PR entre 1996 e 1997, morreu nesta madrugada aos 29 anos. O anúncio foi feito pelo Wolfsburg, clube alemão em que ele atuou até fevereiro de 2002, quando precisou encerrar sua carreira para tentar tratar de um transtorno degenerativo incurável em seu cérebro.
O ex-jogador morreu em um hospital da cidade de Wolfsburg e deixou dois filhos: Maximilian, de nove anos, e María, quatro.
Nowak atuou no time do Atlético-PR ao lado de seu compatriota Piekarski, que fez mais sucesso no país e chegou a defender também o Flamengo. O volante, que defendeu a seleção de seu país, começou a carreira no Ursus Varsovia. Sepois, transferiu-se para o Patras, da primeira divisão da Grécia. Mais tarde, voltou à Polônia e jogou no Legia Varsovia e no Opal Lubosz. Então, atuou no Atlético-PR, de onde saiu para jogar no Wolfsburg, em 1998.
Nowak tinha a chamada "síndrome de Charcot", ou uma esclerose lateral amiotrófica, transtorno degenerativo incurável que atinge o sistema neurológico. A doença foi diagnosticada em 2001 -Nowak jogou sua última partida em fevereiro daquele ano. Entretanto, sua carreira só foi encerrada oficialmente em 2002.
O estado de saúde do polonês foi piorando progressivamente. Desde 2003, o jogador não podia deixar a cadeira de rodas e conseguia apenas fazer alguns movimentos com a cabeça.
Sensibilizado, o clube criou uma fundação com o nome do jogador para atender a pessoas que possuíam a mesma doença. UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |