| 04/06/2005 - 14h30 Suécia goleia, mas Croácia vence e lidera o grupo 8 Da Redação Em São Paulo Croácia e Suécia seguem monopolizando a luta pelo primeiro lugar do grupo 8 das eliminatórias européias para a Copa do Mundo de 2006. Neste sábado, os croatas visitaram a Bulgária e venceram por 3 a 1, enquanto os suecos golearam a frágil seleção de Malta por 6 a 0.
Após seis rodadas, a Croácia permanece na liderança da chave, com 16 pontos, um a mais que a Suécia. A Bulgária, terceira colocada, com oito pontos, praticamente disse adeus às chances de chegar ao Mundial,. Ainda neste sábado, jogam Islândia (quinta, com um ponto) e Hungria (quarta, com sete).
Em Sófia, a Bulgária não suportou o toque de bola do time croata, que conta com os experientes irmãos Robert e Nico Kova, além do oportunista atacante Dado Prso. Mas nenhuma das estrelas marcou neste sábado, e quem abriu o placar para a Croácia foi Marko Babic, ainda no primeiro tempo.
A etapa complementar foi mais equilibrada, mas os visitantes continuaram com o domínio do jogo. Aos 13min, Igor Tudor fez o segundo para a Croácia. O time da casa reagiu e descontou com Martin Petrov, aos 27min, dando pinta de que empataria a partida. No entanto, a esperança búlgara durou apenas oito minutos, quando Niko Kranjcar anotou o terceiro e decretou a vitória croata.
Tendo como pilares a dupla Fredrik Ljungberg, meia do Arsenal, e Zlatan Ibrahimovic, atacante da Juventus, e contando com grande atuação de Anders Svensson, autor de um gol e quatro assistências, a Suécia precisou de apenas seis minutos para abrir o placar, com Mattias Jonson. A superioridade era gritante, e mais três gols saíram ainda no primeiro tempo, com Svensson, Christian Wilhelmsson e Ibrahimovic.
O panorama do jogo não mudou na segunda etapa. Frágil, a seleção de Malta levou o quarto gol aos 13min, com Ljungberg. Aos 36min, Johan Elmander completou a goleada, confirmando as palavras "proféticas" do artilheiro Ibrahimovic antes do jogo, que disse que a Suécia vai "ficar cada vez melhor".
Na quarta-feira, acontece apenas um jogo, entre Islândia e Malta. A disputa pelo primeiro lugar do grupo volta a esquentar no dia 3 de setembro, com as partidas Suécia x Bulgária, Islândia x Croácia, e Hungria x Malta.
|