| 10/09/2005 - 18h12 Bahia perde para o Paulista e vai para a Série C Da Redação No Rio de Janeiro Pela primeira vez em sua história, o Bahia disputará a Série C do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o time tricolor, campeão nacional em 1988, escreveu uma das páginas mais tristes de sua história ao perder por 3 a 2 para o Paulista, em Jundiaí.
O resultado deixou os baianos na 18ª colocação, com 25 pontos, e decretou o fim da estadia na segunda divisão. No fim da partida, incrédulos, os jogadores caíram no chão e choraram.
"É difícil procurar explicação. Hoje pgamos o preço por todos os nossos erros desde o início do ano. Cada um tem sua parcela de culpa e é um dia triste para todo mundo. Ninguém esperava esse rebaixamento à terceira divisão", disse o atacante Dill, com olhos cheios de lágrimas.
Agora, o clube juntará os cacos e promoverá uma "faxina" para a próxima temporada. O técnico Procópio Ferreira deve ser o primeiro a sair.
Também ameaçado, o Paulista conseguiu evitar a queda com a vitória e terminou na 14ª colocação. O alívio deve marcar o fim da geração campeã da Copa do Brasil neste ano. Maior destaque da equipe, o meia Márcio Mossoró puxa a fila dos que estão de saída. Ele deve acertar com o Internacional.
Outros que podem sair são o goleiro Rafael, os zagueiros Dema e Anderson, o volante Cristian e o atacante Léo. Deste modo, a diretoria do Paulista terá que montar uma nova base para a disputa da Copa Libertadores.
O jogo Ao longo dos 90 minutos, o Paulista foi quase soberano na partida. No primeiro tempo, particularmente, a superioridade foi gritante. Articulador das jogadas, Márcio Mossoró deu trabalho. Ele e Léo perderam boas chances.
O domínio do Paulista em campo foi traduzido em gol aos 40min. Após boa troca de passes, Fábio Vidal recebeu a bola de Edu, invadiu a área e bateu no canto direito de Emerson para abrir o placar.
Precisando da vitória, o Bahia se expôs no segundo tempo e sofreu outro golpe aos 9min. Edu recebeu livre, dominou e chutou de fora da área e acertou o canto direito de Emerson.
O time tricolor, então, acordou diante da situação calamitosa e diminuiu em um gol meio sem querer de Cícero. Aos 23min, ele cobrou falta, Cristian desviou e enganou Rafael.
Depois de desperdiçar inúmeros contra-ataques, o Paulista "folgou" no placar aos 28min. Léo recebeu preciso passe de Mossoró, driblou Emerson e tocou para o gol vazio.
Os visitantes pareciam entregues, mas esboçaram uma reação aos 33min. Cícero novamente foi o autor do gol. Nos angustiantes minutos finais, o Bahia tentou o gol salvador, mas foi em vão.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |