| 16/09/2005 - 22h36 Santa Cruz mantém histórico e vence o Avaí Da Redação Em São Paulo O Santa Cruz fez valer a melhor campanha e estreou com vitória na segunda fase da Série B. Nesta noite de sexta-feira, o clube pernambucano venceu o Avaí por 3 a 1, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, e manteve a tradição dos últimos campeões da primeira fase.
"É importante começarmos com esse resultado fora de casa. Isso nos dá mais tranqüilidade para trabalhar na seqüência da competição. Ganhamos e ganhamos de forma merecida", afirmou o técnico Givanildo de Oliveira.
GOLEIROS EM DESGRAÇA | A abertura da segunda fase não foi nada boa para os goleiros de Avaí e Santa Cruz. Ambos deixaram o gramado da Ressacada ainda no primeiro tempo por causa de lesões causadas por choques com adversários.
Pelos catarinenses, Gilmar chegou a defender cobrança de pênalti de Andrade, mas quebrou um dos dedos da mão direita ao tentar evitar que o rival pegasse o rebote.
Além de ser substituído por Adinam, Gilmar viu o adversário abrir o placar, já que o árbitro Evandro Rogério Roman ordenou a repetição do lance alegando que o goleiro se adiantou antes da primeira cobrança.
A contusão de Cléber aconteceu em lance parecido. Nos acréscimos, ele trombou com o atacante Samuel e sofreu um corte na cabeça. Apenar de garantir estar em condições de retornar ao jogo, ele foi substituído por Anderson. | O triunfo em Santa Catarina coloca o time de Givanildo de Oliveira na primeira colocação do Grupo A. A equipe soma os mesmos três pontos do Grêmio, mas leva vantagem no número de gols marcados (três contra um). O Avaí é o lanterna, com zero, ao lado do Santo André.
"Não poderíamos ter errado tanto. Nessa fase, sabemos que qualquer tropeço pode ser decisivo. Infelizmente o resultado não foi nada favorável", afirmou o zagueiro Carlinhos, do Avaí.
Além de triunfar logo na rodada de abertura, o Santa Cruz consegue manter o retrospecto das edições passadas. Desde a implantação do novo regulamento, as equipes que conquistaram o título da fase classificatória estrearam vencendo ou empatando na segunda.
Em 2003, o Palmeiras bateu o próprio Santa por 3 a 1, no Recife. Já na temporada anterior, o Brasiliense arrancou um empate sem gols novamente contra os atuais campeões de Pernambuco, no estádio do Arruda.
O histórico é ainda mais animador para o futuro. Todos os times que ficaram com o primeiro lugar na fase inicial também conseguiram o acesso à Série A no quadrangular decisivo.
Os times voltam a campo apenas no próximo sábado, às 16h. O Santa Cruz recebe o Santo André, na capital pernambucana. Já o Avaí vai a Porto Alegre enfrentar o Grêmio.
O jogo Mesmo atuando fora de casa, o Santa Cruz começou melhor e quase abriu o placar logo aos 2min. O zagueiro Lima escorregou e a bola sobrou para o atacante Reinaldo. Ele chutou de bico e o goleiro Gilmar fez ótima defesa, evitando o primeiro gol.
NEM GUGA AJUDA O AVAÍ | Em má fase no tênis, Gustavo Kuerten trouxe azar ao Avaí. O ex-número 1 do mundo esteve acompanhando a partida no estádio da Ressacada, mas não foi o suficiente para o time da casa começar com vitória na segunda fase da Série B do Campeonato Brasileiro. | Aos 14min, os pernambucanos saíram na frente. O volante Steve tocou a bola com a mão na área e a arbitragem marcou pênalti. Andrade bateu, mas Gilmar fez a defesa. No rebote, o jogador do Santa se chocou com o rival e acabou quebrando um dos dedos da mão direita dele. O lance, porém, já estava parado pelo árbitro Evandro Rogério Roman, que alegou adiantamento do goleiro.
Com a lesão do camisa 1, o técnico Márcio Araújo foi obrigado a substituí-lo pelo reserva Adinam. Na segunda tentativa, Andrade bateu no centro da meta e colocou sua equipe em vantagem.
A inferioridade no placar fez o Avaí acordar. Tocando a bola com velocidade, o time de Florianópolis encurralou o Santa Cruz no campo de defesa e empatou aos 35min. Samuel recebeu de Adriano e chutou forte, acertando o ângulo esquerdo. Nos acréscimos, o goleiro Cléber trombou com o próprio Samuel e foi substituído por Anderson.
Na volta do intervalo, o Avaí continuou melhor. Apesar de ter o domínio do duelo, o clube não conseguiu pressionar o adversário logo nos minutos inicias. Aos 18min, o técnico Márcio Araújo colocou o artilheiro Fábio Oliveira para tentar dar mais qualidade ao ataque.
A troca, porém, acabou fracassando. Aos 21min, Marcos Basílio falhou e deixou a bola com Reinaldo. O atacante invadiu a área e apenas tocou na saída de Adinam. Três minutos mais tarde, foi a vez de Lima errar e dar a bola de presente para Carlinhos Bala fazer o terceiro do Santa.
Nos minutos finais, o Avaí ainda tentou reagir. No entanto, sem qualquer organização, a equipe sequer criou boas oportunidades, enquanto o rival apenas administrou o placar.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |