| 07/10/2005 - 22h27 Grêmio vence fora e garante vaga na fase final Da Redação Em São Paulo Rebaixado à Série B por ter feito a pior campanha do Campeonato Brasileiro do ano passado, o Grêmio segue em busca da ressurreição. Nesta sexta-feira, em Florianópolis, o time gaúcho venceu o Avaí por 3 a 1 e foi o primeiro a garantir presença na fase final da Segunda Divisão.
JOGO CONTURBADO | Avaí e Grêmio protagonizaram um duelo conturbado nesta sexta-feira. O árbitro paranaense Evandro Rogério Roman distribuiu quatro cartões vermelhos, sendo três para os gaúchos e um para os catarinenses.
As expulsões começaram aos 35min do primeiro tempo, quando o gremista Luiz Fernando se desentendeu com Samuel, do Avaí. Os dois receberam o cartão vermelho por conta disso.
Os visitantes ficaram em desvantagem numérica apenas a partir dos 40min da etapa final, quando Paulo Ramos acertou uma cotovelada em Marcos Basílio. Arrependido, o jogador do time gaúcho falou imediatamente com o árbitro: "Não foi agressão, professor. Cuidado com o que você vai colocar na súmula".
Aos 46min, o Grêmio ainda teve outro jogador expulso. Domingos cometeu falta dura na lateral direita da defesa gaúcha e foi o terceiro atleta da equipe tricolor a receber o cartão vermelho. | "A gente trabalhou muito desde o começo da competição e a conseqüência disso foi a classificação. Avançamos e é uma alegria imensa, mas esse foi só o primeiro passo para um objetivo maior. Agora, vamos nos dedicar no quadrangular final para tentarmos chegar à Primeira Divisão", projetou o volante Geovânio.
O triunfo foi o quarto do Grêmio em cinco partidas na segunda fase da Série B. Com isso, o time gaúcho chega a 12 pontos, garante a vaga e assume a liderança do Grupo A.
O Avaí, em contrapartida, confirma a pior campanha do primeiro quadrangular da Série B. O time catarinense sofreu a quinta derrota em cinco jogos, sendo que três deles aconteceram em Florianópolis.
Lanterna do Grupo A, o Avaí tem o ataque menos produtivo (apenas dois gols marcados) e também a pior defesa (foi vazado 12 vezes) da segunda fase.
Na última rodada do quadrangular semifinal, no dia 14 de outubro, o Grêmio receberá o Santo André no estádio Olímpico. Na mesma data, o eliminado Avaí jogará fora de casa contra o Santa Cruz, em Recife.
"Já estamos classificados, mas ainda não acabou nada. Temos um último compromisso para honrar e queremos conquistar mais um bom resultado em casa. Não vamos jogar contra o Santo André para cumprir tabela", prometeu o atacante Samuel.
O jogo Com o gramado pesado, as duas equipes começaram o confronto desta sexta-feira brigando pela posse da bola na zona intermediária. Com isso, a formação mais leve utilizada pelo Grêmio perdeu espaço para o Avaí, escalado com postura defensiva.
GRÊMIO 100% | O jogo desta sexta-feira foi o terceiro confronto entre Grêmio e Avaí na Série B do Campeonato Brasileiro de 2005. E o time gaúcho terminou o ano com 100% de aproveitamento nos duelos com o rival catarinense.
Nas duas partidas anteriores, uma na fase de classificação e outra no primeiro turno do quadrangular semifinal, o Grêmio havia alcançado dois triunfos (um por 4 a 3 e outro por 2 a 0).
O curioso é que o jogo desta sexta-feira foi o primeiro confronto entre as duas equipes disputado em Florianópolis na Série B 2005. As duas partidas anteriores aconteceram no estádio Olímpico, em Porto Alegre. | "Nós demoramos um pouco para entrar no jogo. O estado do campo prejudicou a nossa equipe, que é mais leve. Não conseguimos conduzir a bola e isso dificultou a nossa vida", analisou o atacante Ricardinho, do Grêmio.
Sem lances de perigo nos minutos iniciais, o jogo só mudou aos 40min. Patrício cobrou escanteio da direita e Pereira, no primeiro pau, foi agarrado. O árbitro Evandro Rogério Roman apontou a penalidade e Ricardinho bateu no canto direito baixo de Adinan para marcar.
Em vantagem, o Grêmio se fechou demais e tentou contra-golpear o Avaí. No entanto, o time catarinense aproveitou o espaço dado pelos gaúchos e chegou à igualdade aos 46min da primeira etapa, em cruzamento da esquerda do lateral-direito Carlinhos. Galatto saiu mal do gol, se chocou com Fernando e desviou para suas próprias redes.
"Eu fui empurrado. Tentei sair para cortar o cruzamento e o cara do time deles colocou a mão nas minhas costas. Assim fica complicado fazer qualquer coisa", defendeu-se o goleiro do Grêmio.
O empate animou demais o Avaí. No segundo tempo, apesar do fraco nível técnico proporcionado pela chuva que caiu em Florianópolis, o time catarinense se lançou ao ataque e teve as melhores oportunidades para marcar.
Aos 22min, porém, o Grêmio interrompeu a reação do Avaí. Patrício cobrou falta da ponta direita e Fábio Oliveira cortou mal no primeiro pau. A bola sobrou dentro da pequena área para Ricardinho, que completou de cabeça para as redes.
A situação do Grêmio, que já era boa, ficou ainda mais confortável aos 30min. Samuel recebeu passe dentro da área e tocou de primeira, no canto direito baixo de Adinan, para dar números finais ao confronto e determinar a vitória dos gaúchos.
|