! Holanda e Itália garantem vaga na Copa do Mundo - 08/10/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  08/10/2005 - 17h23
Holanda e Itália garantem vaga na Copa do Mundo

Da Redação
Em São Paulo

A Holanda e a Itália estão na Copa do Mundo da Alemanha. A vaga das duas seleções européias foram conquistadas neste sábado com vitórias. Os holandeses passaram pela República Tcheca por 2 a 0, em Praga, enquanto os italianos sofreram para derrotar a Eslovênia, em Palermo, por 1 a 0.

A vitória da seleção comandada pelo ex-ídolo Marco Van Basten sobre os tchecos deixou a Holanda com 31 pontos, em 11 partidas pelo grupo 1 das eliminatórias européias e garantiu a sua volta à mundiais após oito anos. Na última participação, na França-1998, os holandeses caíram nas semifinais para os brasileiros.

A segunda colocação do grupo está com a Romênia, com seis pontos a menos, porém com a sua participação já encerrada na competição. Em terceiro aparece a República Tcheca, com 24 pontos. Os tchecos enfrentam a Finlândia na última rodada, que acontece nesta quarta-feira. Uma vitória garante a equipe na repescagem. A Romênia torce por um tropeço dos thecos.

A Holanda não deixou para decidir seu futuro na rodada decisiva do grupo. Mesmo jogando fora de casa, os comandados de Van Basten partiram para cima dos tchecos e no primeiro tempo fez o placar da partida. O primeiro gol foi marcado por Van Der Vaart, aos 32min. Seis minutos depois, Opdam fez o segundo.

Na outra partida do grupo 1, a Romênia se despediu das eliminatórias com uma vitória sobre a Finlândia, em Helsinque. O gol da partida foi marcado pelo atacante da Juventus de Turim, Adrian Mutu.

Na última rodada, a Holanda enfrenta a Macedônia em casa, enquanto Andorra e Armênia fazem o jogo de despedida no principado de Andorra. No único jogo válido, a Finlândia recebe a República Theca.

Já os italianos garantiram-se no Mundial da Alemanha só aos 33min do segundo tempo, quando Zaccardo marcou o gol da vitória sobre a Eslovênia. Com o resultado, a seleção chegou aos 20 pontos, cinco a mais que o vice-líder do grupo 5 das eliminatórias sul-americanas, Noruega. A terceira colocação é dos eslovenos, com 12.

Ainda neste sábado, mais duas partidas completaram a rodada do grupo. Belarus venceu a Escócia por 1 a 0 fora de casa, enquanto a Noruega passou pela Moldova pelo mesmo placar.

Na última rodada, os italianos cumprem tabela diante da Moldova, em Lecce. Os noruegueses enfrentam Belarus e precisam apenas de um empate para ficar com a vaga na repescagem. Eslovênia, quase sem chances, recebe a Escócia.

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias