! Suécia supera a Islândia e assegura vaga na Copa do Mundo - 12/10/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  12/10/2005 - 16h29
Suécia supera a Islândia e assegura vaga na Copa do Mundo

Das agências internacionais
Em Estocolmo (Suécia)

A Suécia assegurou presença em sua 11ª Copa do Mundo ao derrotar nesta quarta-feira a seleção da Islândia por 3 a 1 em Estocolmo na última rodada do grupo 8 das eliminatórias européias.

Reuters
Reuters
Henrik Larsson desvia de cabeça para marcar o segundo gol da Suécia na vitória desta quarta
Com o resultado, os suecos chegam a 24 pontos e terminam a disputa do grupo 8 na segunda posição. A equipe consegue a vaga no Mundial de 2006 como um dos dois melhores segundos colocados entre as oito chaves da Europa.

A Croácia, que empatou nesta quarta com a Hungria em Budapeste por 0 a 0, já havia assegurado a vaga na Copa na rodada anterior. Com o resultado na última rodada, os croatas ratificam o primeiro lugar da chave, também com 24 pontos, mas com vantagem sobre a Suécia no confronto direto.

Os suecos, que precisavam apenas de um simples empate para assegurar matematicamente a classificação para a Copa, saíram atrás no placar. Aos 24min do primeiro tempo, Kari Arnason colocou a Islândia em vantagem

Mas, apenas cinco minutos depois, Zlatan Ibrahimovic, atacante da Juventus, marcou a favor da Suécia, empatando o confronto. Ainda antes do intervalo, aos 42min, Henrik Larsson, o outro homem de frente sueco, foi às redes para colocar a seleção da casa em vantagem.

Na etapa final, a seleção da casa encontrou dificuldades para chegar ao ataque. Somente aos 45min, com gol de Kim Källström, a Suécia conseguiu definir a vitória.

Eliminada nas oitavas-de-final por Senegal em 2002, a Suécia tem história respeitável em Copas. Os suecos conquistaram o 3º lugar em duas oportunidades, em 1950 e 1994. Mas o melhor desempenho aconteceu em 1958, quando organizou o Mundial. Naquele ano, a equipe da Escandinávia foi derrotada da final diante do Brasil.

Nesta quarta-feira, além da vitória sueca e do empate entre Croácia e Hungria, completou a rodada do grupo 8 o empate entre Malta e Bulgária por 1 a 1. Eliminados, os búlgaros, comandados pelo técnico Hristo Stoichkov, terminam na terceira posição da chave, com 15 pontos.

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias