! Sérvia vence, volta à Copa e manda Espanha para a repescagem - 12/10/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  12/10/2005 - 17h28
Sérvia vence, volta à Copa e manda Espanha para a repescagem

Da Redação
Em São Paulo

A seleção da Sérvia e Montenegro classificou-se para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Nesta terça-feira, a equipe ganhou da Bósnia-Herzegovina por 1 a 0, em casa, e o resultado foi suficiente para assegurar a primeira colocação do grupo 7 das eliminatórias européias.

Essa será a oitava participação no Mundial da Sérvia, que carrega as campanhas da antiga Iugoslávia. A última Copa da equipe foi em 1998, quando caiu nas oitavas-de-final diante da Holanda. O melhor resultado foi a semifinal em 1930, no Uruguai.

Com a vitória desta terça, a Sérvia terminou as eliminatórias com 22 pontos, resultado de seis vitórias e quatro derrotas. A equipe levou apenas um gol nas dez partidas, sofrido no empate contra a Espanha na antepenúltima rodada, fora de casa.

A classificação sérvia foi assegurada no começo da partida. Mateja Kezman fez o gol da vitória, aos 7min do primeiro tempo. A cinco minutos do fim, a Sérvia ficou com um jogador a menos por causa da expulsão de Vidic. Mas isso não interferiu no resultado.

Durante a partida, foram registrados vários conflitos entre a torcida dos dois países, que travaram uma guerra na década de 90.

A vitória da Sérvia empurrou uma das mais tradicionais seleções para a repescagem. A Espanha goleou San Marino, fora de casa, por 6 a 0, mas, para se garantir no Mundial, a "Fúria" precisaria torcer por tropeço da Sérvia.

O resultado levou a Espanha a 20 pontos, resultado de cinco vitórias e cinco empates. O destaque do jogo desta terça foi o centroavante Fernando Torres, que atua pelo Atlético de Madri, com três gols.

Torres também havia sido o melhor jogador da equipe no último sábado, quando marcou os dois gols da vitória contra a Bélgica, fora. O zagueiro Sergio Ramos, contratado pelo Real Madrid por cerca de US$ 20 milhões, marcou dois gols, enquanto o lateral Antonio Lopez foi quem abriu o marcador.

A Espanha lutará, na repescagem, por disputar a 12ª Copa de sua história e a oitava consecutiva. O melhor resultado da "Fúria" foi a quarta colocação no Mundial de 1950, no Brasil.

A repescagem será disputada em um sistema de mata-mata, com o sorteio na próxima sexta-feira. A Espanha enfrenta Noruega, Eslováquia ou Suíça. As outras seleções que estão nessa etapa são República Tcheca e Turquia.

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias