| 14/10/2005 - 22h31 Santa Cruz goleia Avaí e se classifica em primeiro Da Redação Em São Paulo O imponderável não aconteceu nesta noite de sexta-feira, no estádio do Arruda. Mesmo precisando de apenas um empate, o Santa Cruz fez o seu dever de casa, goleou o já eliminado Avaí por 5 a 1 e avançou ao quadrangular final do Campeonato Brasileiro da Série B como o primeiro classificado do Grupo A.
SANTO ANDRÉ VENCE, MAS NÃO LEVA | O Santo André ainda brigava por uma vaga na fase final da série B. Fez sua parte, ao vencer o Grêmio em pleno Olímpico por 2 a 0. No entanto, com o resultado positivo do Santa Cruz, a equipe do ABC paulista terminou na terceira colocação do grupo A, com dez pontos, e ficou fora da fase decisiva. Leia mais | A equipe pernambucana foi beneficiada pela derrota do Grêmio para o Santo André, no estádio Olímpico, em Porto Alegre. O time tricolor atingiu a marca dos 13 pontos contra 12 dos gaúchos. Os paulistas terminaram em terceiro, com dez, e os catarinenses em último, com zero.
Com a vaga garantida, o Santa Cruz continua com chances de manter o retrospecto dos últimos dois anos no certame. Desde 2003, o clube que consegue terminar a fase de classificação em primeiro lugar obtém o acesso. Palmeiras e Brasiliense foram os primeiros alcançar o feito.
Para melhorar, os pernambucanos possuem ainda o novo artilheiro da competição. Com os três gols marcados nesta noite, o atacante Reinaldo chegou a 14 e superou Alecsandro, do rebaixado Vitória. O jogador, aliás, já defende o Cruzeiro na Série A.
"Meu objetivo é conquistar o acesso, mas se conseguir ser artilheiro, vou ficar muito feliz. É sempre muito importante passar para a próxima fase marcando três gols em um jogo", afirmou Reinaldo.
Resta ainda definir um clube que continua na disputa no Grupo B. O Náutico já está garantido, enquanto Portuguesa e Marília brigam pela última vaga. Neste sábado, a Lusa precisa de um simples empate com o eliminado Guarani, em Campinas, para continuar.
O jogo Pressionando desde o início, o Santa Cruz não demorou a abrir o placar. Aos 11min, Carlinhos Bala avançou pela direita e cruzou para a área. Leonardo recebeu e tocou para Reinaldo acertar o canto direito do goleiro Adinam. Este foi o 12° gol do atacante no certame.
Apesar da vantagem, os pernambucanos não diminuíram o ritmo e continuaram sufocando. O Avaí só conseguiu chegar ao campo de ataque pela primeira vez aos 22min e quase empatou. Fábio Oliveira arriscou de fora da área e Cléber fez bela defesa, espalmando para fora.
Quando o Santa parecia caminhar para o segundo gol, os catarinenses chegaram ao empate. Aos 37min, Michel invadiu a área e foi derrubado pelo lateral-direito. Na cobrança do pênalti, Fábio Oliveira deixou tudo igual novamente.
Na saída para o intervalo, os jogadores do Santa deixaram o gramado reclamando bastante da marcação da penalidade pelo árbitro Wagner dos Santos Rosa (RJ). "Estamos cansados de erros contra nós. Vamos voltar do intervalo conscientes de que ele é muito fraco e pode nos prejudicar", esbravejou o volante Neto. No segundo tempo, o clube de Pernambuco reapareceu pressionando e fez o segundo aos 16min, em cobrança de pênalti. Carlinhos Bala invadiu a área e foi derrubado pelo zagueiro Naílton. Reinaldo bateu e fez o segundo dele na partida.
Mais calmo e com o placar favorável, o Santa encontrou espaço para ampliar. Aos 31min, Leonardo recebeu de Osmar e chutou rasteiro, sem chances para Adinam. Quatro minutos mais tarde, Carlinhos Bala recebeu lançamento e marcou.
Aos 45min, a equipe de Recife anotou mais um. Após cruzamento para a área, Reinaldo subiu de cabeça e fechou o placar.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |