! Portuguesa segura empate com Grêmio no Olímpico - 12/11/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  12/11/2005 - 19h58
Portuguesa segura empate com Grêmio no Olímpico

Da Redação
Em São Paulo

Na briga para retornar à Primeira Divisão, a Portuguesa conseguiu um importante empate por 2 a 2 com o Grêmio neste sábado, em pleno estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela antepenúltima rodada do quadrangular final da Série B do Campeonato Brasileiro.

OLÍMPICO VÊ NOVA 'FINAL'
Há quase nove anos, o Grêmio conquistou o Brasileiro de 1996 ao vencer a Portuguesa por 2 a 0 no estádio Olímpico, em Porto Alegre, depois de perder pelo mesmo placar em São Paulo.

Neste sábado, as duas equipes voltaram a se enfrentar em situação decisiva no estádio gaúcho. E a data histórica não passou em branco pelos torcedores tricolores.

Um cartaz com os dizeres "Como em 1996, chora Lusa outra vez", a torcida gremista provocou os poucos torcedores paulistas. No entanto, o empate por 2 a 2 fez o time gaúcho lamentar o resultado.
Depois de sair perdendo por 2 a 0 na etapa inicial, o time gaúcho se recuperou no segundo tempo empurrado por quase 47 mil torcedores, mas não passou de uma igualdade em casa, resultado que mantém a classificação da fase decisiva bastante embolada.

"É um resultado a ser lamentado. Jogamos a maior parte do tempo no campo deles, fizemos dois gols, mas poderíamos ter marcado mais", comentou Sandro Goiano, autor do empate.

O Grêmio segue como líder isolado totalizando agora seis pontos, mas pode ser superado neste domingo pelo Santa Cruz, que recebe o Náutico no estádio do Arruda, em Recife, e chegará a sete pontos em caso de triunfo. A Portuguesa, com cinco, permanece na vice-liderança.

A igualdade foi comemorada pelos paulistas desta noite. "O empate, além do ponto fora, segura o Grêmio e leva a decisão para as últimas duas rodadas. Não é um mau resultado", avaliou o zagueiro Silvio Criciúma. O resultado mantém a equipe gaúcha invicta sobre a Portuguesa neste ano.

Nas duas partidas anteriores, realizadas no Canindé, os gaúchos venceram uma, por 2 a 1, na fase classificatória, e empataram a outra por 1 a 1, na rodada passada. Os dois times, agora, voltam a campo no próximo sábado.

A Portuguesa recebe o Náutico, no Canindé, podendo colocar a mão em uma das duas vagas na elite nacional em caso de triunfo. O Grêmio faz o segundo jogo seguido em casa ao encarar o Santa Cruz no Olímpico, contando novamente com casa cheia para se livrar da divisão de acesso já neste ano.

O jogo
Empurrado por sua torcida, o Grêmio começou a partida em cima da Portuguesa, tentando diminuir os espaços na saída de bola adversária. Assim, deu o primeiro susto em Gléguer com três minutos de bola rolando, quando Marcel completou para fora cruzamento da direita feito por Marcelo Costa.

GREMISTAS PROVOCAM INTER
Depois de ser alvo de provocações devido ao rebaixamento do Grêmio à Série B do Brasileiro, a torcida tricolor deu um pequeno "troco" no arqui-rival Internacional.

Na última quinta-feira, o time de Muricy Ramalho foi eliminado pelo Boca Juniors, da Argentina, nas quartas-de-final da Copa Sul-Americana, assim como aconteceu nas semifinais da edição anterior do torneio.

A torcida do Grêmio não deixou barato e provocou os arqui-rivais neste sábado, no estádio Olímpico, com uma faixa dizendo "Fominha esse Boca, comeu o sonho de novo".
Nos minutos iniciais, a equipe paulista só conseguiu chegar ao gol de Galatto em jogadas velozes, usufruindo da postura ofensiva dos gaúchos. O angolano Johnson, pelo lado esquerdo, foi quem mais atormentou os zagueiros anfitriões.

A tática rubro-verde deu certo e, aos 20min, a equipe de Giba conseguiu abrir o placar. Maurício levantou a bola na área após cobrança de escanteio curta e Pereira afastou o perigo parcialmente. No entanto, Almir aproveitou a sobra e bateu de fora da área, mandando no canto esquerdo de Galatto.

O gol fez o Grêmio aumentar ainda mais seu domínio ofensivo. No entanto, assim como aconteceu no cabeceio de Pereira para fora, aos 25min, o time de Mano Menezes não conseguiu traduzir sua superioridade em gols. Pelos lados da Portuguesa, ocorreu o inverso.

Prova disso foi o segundo gol dos paulistas, aos 33min. Em cobrança de falta cometida sobre Leandro Amaral, que disparou em um contra-golpe, o próprio atacante aumentou a diferença para os visitantes depois de bola ajeitada por Johnson, completando de cabeça para superar Galatto.

Em desvantagem no marcador, o Grêmio voltou ainda mais ofensivo depois do intervalo, com o atacante Lipatin na vaga do jovem meia Anderson. E, com quatro minutos, o time gaúcho fez seu primeiro gol no jogo com Marcelo Costa, que completou linda jogada de Ricardinho pela lateral esquerda.

A pressão dos gremistas, então, só aumentou para cima da Portuguesa, que acabou cedendo o empate aos 25min. Sandro Goiano cobrou falta de fora da área e a bola passou por toda a área até chegar em Gléguer, que não conseguiu impedir o empate dos anfitriões.

A Portuguesa não alterou sua postura e continuou restrita aos contra-golpes como arma ofensiva. Aos 33min, Leandro Amaral, após belo passe de Almir, quase recolocou os paulistas em vantagem ao dominar no peito e concluir sobre Galatto já dentro da área. O Grêmio também tentou até o final a virada, mas não obteve sucesso.

GRÊMIO
Galatto; Patrício, Domingos, Pereira e Escalona (Alessandro); Jeovânio, Sandro Goiano, Marcelo Costa (Paulo Ramos) e Anderson (Lipatin); Marcel e Ricardinho
Técnico: Mano Menezes

PORTUGUESA
Gleguer; Mauricio, Silvio Criciúma, Du Lopes e Leonardo; Almir, Wilton Goiano (Emerson), Rodrigo Pontes (Rafael Toledo) e Alexandre; Johnson (Mendes) e Leandro Amaral
Técnico: Giba

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Árbitro: Wagner Tardelli (Fifa-RJ)
Auxiliares: José Claudio Paranhos (RJ) e Beival Souza (RJ)
Cartões amarelos: Leonardo (P), Sandro Goiano (G), Rodrigo Pontes (P), Rafael Toledo (P)
Gols: Almir, aos 20min, e Leandro Amaral, aos 33min do primeiro tempo; Marcelo Costa, aos 4min, Sandro Goiano, aos 25min do segundo tempo

Veja também

Leia mais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias