| 12/11/2005 - 19h58 Portuguesa segura empate com Grêmio no Olímpico Da Redação Em São Paulo Na briga para retornar à Primeira Divisão, a Portuguesa conseguiu um importante empate por 2 a 2 com o Grêmio neste sábado, em pleno estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela antepenúltima rodada do quadrangular final da Série B do Campeonato Brasileiro.
OLÍMPICO VÊ NOVA 'FINAL' | Há quase nove anos, o Grêmio conquistou o Brasileiro de 1996 ao vencer a Portuguesa por 2 a 0 no estádio Olímpico, em Porto Alegre, depois de perder pelo mesmo placar em São Paulo.
Neste sábado, as duas equipes voltaram a se enfrentar em situação decisiva no estádio gaúcho. E a data histórica não passou em branco pelos torcedores tricolores.
Um cartaz com os dizeres "Como em 1996, chora Lusa outra vez", a torcida gremista provocou os poucos torcedores paulistas. No entanto, o empate por 2 a 2 fez o time gaúcho lamentar o resultado. | Depois de sair perdendo por 2 a 0 na etapa inicial, o time gaúcho se recuperou no segundo tempo empurrado por quase 47 mil torcedores, mas não passou de uma igualdade em casa, resultado que mantém a classificação da fase decisiva bastante embolada.
"É um resultado a ser lamentado. Jogamos a maior parte do tempo no campo deles, fizemos dois gols, mas poderíamos ter marcado mais", comentou Sandro Goiano, autor do empate.
O Grêmio segue como líder isolado totalizando agora seis pontos, mas pode ser superado neste domingo pelo Santa Cruz, que recebe o Náutico no estádio do Arruda, em Recife, e chegará a sete pontos em caso de triunfo. A Portuguesa, com cinco, permanece na vice-liderança.
A igualdade foi comemorada pelos paulistas desta noite. "O empate, além do ponto fora, segura o Grêmio e leva a decisão para as últimas duas rodadas. Não é um mau resultado", avaliou o zagueiro Silvio Criciúma. O resultado mantém a equipe gaúcha invicta sobre a Portuguesa neste ano.
Nas duas partidas anteriores, realizadas no Canindé, os gaúchos venceram uma, por 2 a 1, na fase classificatória, e empataram a outra por 1 a 1, na rodada passada. Os dois times, agora, voltam a campo no próximo sábado.
A Portuguesa recebe o Náutico, no Canindé, podendo colocar a mão em uma das duas vagas na elite nacional em caso de triunfo. O Grêmio faz o segundo jogo seguido em casa ao encarar o Santa Cruz no Olímpico, contando novamente com casa cheia para se livrar da divisão de acesso já neste ano.
O jogo Empurrado por sua torcida, o Grêmio começou a partida em cima da Portuguesa, tentando diminuir os espaços na saída de bola adversária. Assim, deu o primeiro susto em Gléguer com três minutos de bola rolando, quando Marcel completou para fora cruzamento da direita feito por Marcelo Costa.
GREMISTAS PROVOCAM INTER | Depois de ser alvo de provocações devido ao rebaixamento do Grêmio à Série B do Brasileiro, a torcida tricolor deu um pequeno "troco" no arqui-rival Internacional.
Na última quinta-feira, o time de Muricy Ramalho foi eliminado pelo Boca Juniors, da Argentina, nas quartas-de-final da Copa Sul-Americana, assim como aconteceu nas semifinais da edição anterior do torneio.
A torcida do Grêmio não deixou barato e provocou os arqui-rivais neste sábado, no estádio Olímpico, com uma faixa dizendo "Fominha esse Boca, comeu o sonho de novo". | Nos minutos iniciais, a equipe paulista só conseguiu chegar ao gol de Galatto em jogadas velozes, usufruindo da postura ofensiva dos gaúchos. O angolano Johnson, pelo lado esquerdo, foi quem mais atormentou os zagueiros anfitriões.
A tática rubro-verde deu certo e, aos 20min, a equipe de Giba conseguiu abrir o placar. Maurício levantou a bola na área após cobrança de escanteio curta e Pereira afastou o perigo parcialmente. No entanto, Almir aproveitou a sobra e bateu de fora da área, mandando no canto esquerdo de Galatto.
O gol fez o Grêmio aumentar ainda mais seu domínio ofensivo. No entanto, assim como aconteceu no cabeceio de Pereira para fora, aos 25min, o time de Mano Menezes não conseguiu traduzir sua superioridade em gols. Pelos lados da Portuguesa, ocorreu o inverso.
Prova disso foi o segundo gol dos paulistas, aos 33min. Em cobrança de falta cometida sobre Leandro Amaral, que disparou em um contra-golpe, o próprio atacante aumentou a diferença para os visitantes depois de bola ajeitada por Johnson, completando de cabeça para superar Galatto.
Em desvantagem no marcador, o Grêmio voltou ainda mais ofensivo depois do intervalo, com o atacante Lipatin na vaga do jovem meia Anderson. E, com quatro minutos, o time gaúcho fez seu primeiro gol no jogo com Marcelo Costa, que completou linda jogada de Ricardinho pela lateral esquerda.
A pressão dos gremistas, então, só aumentou para cima da Portuguesa, que acabou cedendo o empate aos 25min. Sandro Goiano cobrou falta de fora da área e a bola passou por toda a área até chegar em Gléguer, que não conseguiu impedir o empate dos anfitriões.
A Portuguesa não alterou sua postura e continuou restrita aos contra-golpes como arma ofensiva. Aos 33min, Leandro Amaral, após belo passe de Almir, quase recolocou os paulistas em vantagem ao dominar no peito e concluir sobre Galatto já dentro da área. O Grêmio também tentou até o final a virada, mas não obteve sucesso.
GRÊMIO Galatto; Patrício, Domingos, Pereira e Escalona (Alessandro); Jeovânio, Sandro Goiano, Marcelo Costa (Paulo Ramos) e Anderson (Lipatin); Marcel e Ricardinho Técnico: Mano Menezes
PORTUGUESA Gleguer; Mauricio, Silvio Criciúma, Du Lopes e Leonardo; Almir, Wilton Goiano (Emerson), Rodrigo Pontes (Rafael Toledo) e Alexandre; Johnson (Mendes) e Leandro Amaral Técnico: Giba
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre Árbitro: Wagner Tardelli (Fifa-RJ) Auxiliares: José Claudio Paranhos (RJ) e Beival Souza (RJ) Cartões amarelos: Leonardo (P), Sandro Goiano (G), Rodrigo Pontes (P), Rafael Toledo (P) Gols: Almir, aos 20min, e Leandro Amaral, aos 33min do primeiro tempo; Marcelo Costa, aos 4min, Sandro Goiano, aos 25min do segundo tempo
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |