! República Tcheca vence outra contra Noruega e vai à Copa - 16/11/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  16/11/2005 - 19h10
República Tcheca vence outra contra Noruega e vai à Copa

Da Redação
Em São Paulo

A República Tcheca, que foi um dos destaques na última Eurocopa mas que parou nas semifinais, está classificada para a Copa do Mundo de 2006. A vaga na Alemanha foi conquistada com uma vitória por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Praga, contra a Noruega.

AFP
Jogadores tchecos comemoram gol que deu nova vitória contra a seleção norueguesa
A partida foi válida pela repescagem das eliminatórias européias. Na partida de ida, em Oslo, os thcecos já haviam vencido por 1 a 0 e, por isso, dependiam de um empate para se garantirem no Mundial.

Essa é a primeira vez que a República Tcheca se classifica para a Copa depois da separação política da Eslováquia. Em 1998 e em 2002, entretanto, o país não conseguiu superar as eliminatórias.

Antes disso, a Tchecoslováquia tem um histórico positivo nas Copas. Disputou oito vezes e foi vice-campeã em 1934 e 1962. O país também se sagrou campeão da Eurocopa em 1976 e vice-campeão em 1996.

Para o "mata-mata" com os noruegueses, a República Tcheca contou com o retorno do astro Pavel Nedved. O meia da Juventus já havia abandonado a seleção, após a Eurocopa, mas decidiu retornar para ajudar seu país no rumo à Copa.

Atuando contra uma seleção melhor tecnicamente, a Noruega, que disputou a Copa pela última vez em 1998, na França, não foi páreo. Na primeira partida, levou um gol em jogada aérea e, no segundo, em jogada individual.

Mesmo com a vantagem de jogar pelo empate, a República Tcheca dominou toda a partida. No primeiro tempo, perdeu um gol com Smicer, o autor do gol da vitória no jogo de ida. Após cobrança de falta, ele desviou do goleiro, mas a bola foi para fora.

E o gol da classificação saiu ainda no primeiro tempo. Aos 34min, Milan Baros fez boa jogada pela direita e driblou dois adversários. Ao tentar o passe, a bola esbarrou na zaga norueguesa e sobrou para Rosicky acertar chute rasteiro no canto direito.

REPÚBLICA TCHECA
Petr Cech; Zdenek Grygera, David Rozehnal, Tomas Ujfalusi e Marek Jankulovski; Karel Poborsky, Tomas Rosicky (Radoslav Kovac), Jan Polak, Pavel Nedved e Vladimir Smicer (Jiri Stajner); Milan Baros (Jaroslav Plasil)

NORUEGA
Thomas Myhre; Jon Inge Hoiland, Erik Hagen e Brede Hangeland; Thorstein Helstad (Ole Martin Arst), Kristofer Haestad, Fredrik Stromstad, Morten Gamst Pedersen e John Arne Riise (Marius Johnsen); John Carew e Steffen Iversen (Jan Gunnar Solli)

Gol: Rosicky, aos 34min do primeiro tempo
Juiz: Graham Poll (ING)


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias