| 19/11/2005 - 17h59 Grêmio vence Santa e fica a um empate da vaga Da Redação No Rio de Janeiro O Grêmio ficou muito próximo de retornar a elite do futebol brasileiro em 2006. Jogando com autoridade, a equipe gaúcha derrotou o Santa Cruz por 2 a 0, neste sábado, em Porto Alegre, e alcançou a liderança do quadrangular final da Série B.
NÁUTICO PERTO, LUSA LONGE | O sonho de voltar à Série A aproximou-se do Náutico e ficou bem mais distante da Portuguesa. Na tarde deste sábado, no Canindé, os pernambucanos venceram o duelo por 2 a 0 e estão a uma vitória - em casa - do acesso. O confronto foi válido pela quinta rodada do quadrangular final da Segunda Divisão.
A decisão para o clube alvirrubro acontecerá no próximo sábado, contra o Grêmio, no estádio dos Aflitos. O Náutico tem seis pontos e ocupa a terceira colocação na tabela. Grêmio (nove) e Santa Cruz (sete) estão à frente. Um triunfo sobre os gaúchos garante os pernambucanos automaticamente por causa do número de vitórias (primeiro critério de desempate).
Com cinco pontos, a Portuguesa ficou em situação difícil. Na Segunda Divisão desde 2003, o time paulista precisará vencer o Santa Cruz no Recife e torcer para que o Náutico não supere os gaúchos. Caso contrário, amargará mais um ano longe da Série A. Leia mais | Com o triunfo, os gremistas chegaram aos nove pontos e abriram dois em relação ao Santa Cruz, que permanece com sete na vice-liderança. Um empate na última rodada, quando enfrentará o Náutico, em Recife, no próximo sábado, dará uma das vagas à Primeira Divisão ao Grêmio.
No mesmo dia, o Santa Cruz, no estádio do Arruda, precisará derrotar a Portuguesa para retornar à Série A, competição que não disputa desde 2001, quando caiu para a Segunda Divisão.
Entretanto, os times tricolores não deverão ter tarefa fácil na última rodada. Isso porque o Náutico bateu a Portuguesa neste sábado, por 2 a 0, em São Paulo, e ambos os clubes seguem com chance de classificação.
Com o resultado positivo, o Náutico foi para terceiro lugar, com seis pontos, enquanto a Portuguesa está na lanterna, com cinco pontos. Todos os jogo começarão às 16h.
Esta tarde, o Grêmio se despediu do estádio Olímpico em 2005 em grande estilo. Depois de um primeiro tempo irregular, a equipe dominou toda a segunda etapa e, com gols de Lipatin e Marcel, ambos de cabeça, construiu sua vitória.
O jogo A partida começou em ritmo alucinante. Logo a 1min, após bate-rebate na área pernambucana, Sandro chutou forte e acertou a trave. No rebote, Pereira bateu e Valença, de carrinho, salvou os visitantes.
A torcida gremista, que lotou o Olímpico, passou a jogar junto. Entretanto, o Santa Cruz não se intimidou e deu o troco aos 8min, quando Rosembrick arriscou de fora da área e obrigou Galatto a difícil defesa.
Aos poucos, o ritmo do jogo diminuiu e os pernambucanos, bem fechados, impediram que os donos da casa penetrassem em sua área. Desta forma, o Grêmio passou a explorar a bola alta, mas invariavelmente a jogada era neutralizada pelos defensores do Santa.
Aos 22min o Santa Cruz mais uma vez assustou em um chute da intermediária, mas o chute de Andrade, no ângulo esquerdo, foi defendido de forma espetacular por Galatto, que se esticou e colocou para escanteio. Aos 32min, foi a vez de Cleber salvar o Santa em cabeçada de Pereira, espalmando no canto.
Os gaúchos voltaram para a segunda etapa controlando o jogo. Explorando as jogadas pelas laterais, o Grêmio não custou a abrir o placar. Aos 11min, Sandro cobrou falta na área e o uruguaio Lipatin desviou de cabeça e marcou.
Os donos da casa não recuaram e seguiram sufocando o Santa Cruz, completamente atônito em campo. Tanta pressão deu resultado aos 26min, quando Marcel, de cabeça, ampliou o marcador.
Depois disso, o Grêmio administrou o resultado e tocou a bola com inteligência. Aos 41min, Neto fez falta em Marcelo Costa e, como já tinha recebido cartão amarelo, foi expulso e deixou o Santa com dez jogadores. GRÊMIO Galatto; Patrício, Domingos, Pereira e Escalona; Nunes, Sandro, Marcel (Lucas) e Marcelo Costa (Anderson); Lipatin (Pedro Júnior) e Ricardinho Técnico: Mano Menezes
SANTA CRUZ Cléber; Valença, Carlinhos e Adriano (Leonardo); Osmar, Neto, Andrade, Rosembrick (Júnior Maranhão) e Xavier; Carlinhos Bala e Reinaldo (Paulinho) Técnico: Givanildo Oliveira
Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS) Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa/PR) Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa/PR) e Gilson Coutinho (PR) Cartões amarelos: Nunes (G), Andrade (S), Neto (S) Cartão vermelho: Neto (S) Gols: Lipatin, aos 11min, e Marcel, aos 26min do segundo tempo
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |