| 26/11/2005 - 18h39 Favoritos, Grêmio e Santa Cruz voltam à Série A Da Redação Em São Paulo Donos das duas melhores campanhas de toda a Série B, Santa Cruz e Grêmio confirmaram o favoritismo construído durante as três fases e estão de volta à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Náutico e Portuguesa seguem na Segundona no ano que vem.
NÁUTICO 0 X 1 GRÊMIO | Saiba como foi a dramática vitória do Grêmio sobre o Náutico, no estádio dos Aflitos, em Recife. Leia mais | O título gaúcho veio depois de muita confusão, mais de 20 minutos de paralisação, quatro jogadores expulsos e dois pênaltis desperdiçados pelo Náutico. Quando tudo parecia caminhar para um empate sem gols, brilhou a estrela do garoto Anderson, autor do gol gremista, aos 60min do segundo tempo, depois de uma linda jogada.
"Desde que subi para os profissionais falei que ia deixar o Grêmio no lugar que ele merece", afirmou o meio-campista, que deixa o estádio Olímpico no início do ano para se apresentar ao Porto, de Portugal.
"Não tem explicação para o que aconteceu aqui. Não dá para acreditar, mas temos que levantar a cabeça e trabalhar ainda mais" lamentou o presidente do Náutico, Ricardo Valois.
SANTA CRUZ 2 X 1 PORTUGUESA | Leia o relato da vitória de virada do Santa Cruz sobre a Portuguesa, no estádio do Arruda. Leia mais | Com o regresso à elite, o Grêmio repete o feito de Palmeiras e Botafogo, outros dois clubes considerados do grupo dos grandes que também subiram exatamente na temporada seguinte ao rebaixamento.
O ano, no entanto, não foi feito apenas de glórias. Depois de um início irregular, os sulistas só conseguiram engrenar com a chegada do técnico Mano Menezes e terminaram a fase final invictos. No total, foram 34 jogos, 16 vitórias, 12 empates e seis derrotas.
Já o Santa Cruz precisou lutar contra a desconfiança de seu torcedor nesta tarde de sábado, sobretudo quando Cléber, de pênalti, colocou a Portuguesa em vantagem no placar do Arruda logo aos 20min do primeiro tempo.
A reação, no entanto, veio ainda na etapa inicial e com o maior goleador de todo o torneio. Com gols aos 38min e aos 40min, o atacante virou o placar e se isolou na artilharia, com 16 gols.
GRÊMIO: ARRANCADA NO FINAL | Depois de oscilar no início do certame, o Grêmio teve a melhor campanha no quadrangular final da Série B. Em seis jogos, o time conquistou três vitórias, três empates e nenhuma derrota. Já o Santa Cruz, primeiro nas fases anteriores, acumulou três vitórias, um empate e duas derrotas. | "Estava passando por um momento difícil. A torcida já queria a minha saída do time", citou Reinaldo, que não balançava as redes havia cinco jogos.
Com o acesso, o Santa Cruz faz o estado de Pernambuco voltar a ter um representante depois de quatro anos. Além disso, o clube amplia o número de participantes da região Nordeste na Série A. Em 2006, a equipe fará companhia ao Fortaleza, único sobrevivente após as quedas de Sport, Bahia e Vitória.
Ao contrário do Grêmio, os pernambucanos fizeram uma campanha sem grandes sustos. Primeiro na fase inicial, o clube manteve a regularidade nos dois quadrangulares decisivos e encerram o certame com 18 vitórias, sete empates e sete derrotas.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |