| 20/12/2005 - 08h33 Mais de 5 mil acompanham o desembarque do tricampeão São Paulo Marcius Azevedo* Em São Paulo Reuters Jogadores do São Paulo desfilam em trio elétrico e comemoram o tri mundial em SP Mais de cinco mil pessoas acompanharam o desembarque da delegação do São Paulo no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, na manhã desta terça-feira. O elenco retornou do Japão, onde conquistou o inétido tricampeonato mundial, e parou a metropole na comemoração do título.
A estimativa do número de torcedores foi dada pela polícia. Os tricolores foram impedidos de entrar no saguão principal do aeroporto e esperaram na saída da pista. A aglomeração era tamanha que parecia uma arquibancada de um estádio de futebol.
Além de muita gente a pé, carros e motos, portados de um número incontável de bandeiras, fizeram a vigília enquanto o São Paulo não desembarcava. Jogadores tiveram seus nomes gritados, principalmente o capitão e goleiro Rogério Ceni. Técnico campeão mundial pelo time em 1992 e 1993, Telê Santana também foi lembrado pelos torcedores.
Reuters Torcida do São Paulo faz festa para receber os tricampeões do mundo O São Paulo desembarcou pouco antes das 7h (horário de Brasília), mas os jogadores só deixaram a aeronave cerca de 20 minutos depois. Dois trios elétricos estavam à disposição do elenco. No primeiro foi designado para imprensa e fotógrafos. No segundo, só os jogadores, que foram ovacionados pela massa.
Os dois carros são uma espécie de presente dado pelo patrocinador de camisa do tricolor ao time, que se tornou o primeiro clube brasileiro a conquistar a competição realizada no Japão em três oportunidades. A princípio, o desfile do São Paulo iria acontecer em carros de bombeiros.
Logo ao descerem do avião, os atletas colocaram três bandeiras com alusão ao clube e ao título no trio elétrico, onde permaneceram, ainda dentro do aeroporto, por cinco minutos.
Em seguida, o trio elétrico deixou o local, se concentrando na Av. Helio Schmidt, na saída do aeroporto. A torcida segue atrás dos protagonistas da conquista, ao som do hino do clube e da narração de gols do Mundial, e também em três ônibus, sendo que muitos dos fanáticos tentam se equilibrar em cima dos veículos. Os jogadores também estão fazendo a festa, com a taça se revezando nas mãos de vários campeões, como o atacante Amoroso e o zagueiro Alex.
Torcedores acompanham o desfile em carros e a pé. O trajeto foi marcado por grande presença de público também nos locais por onde os campeões passaram. E não apenas são-paulinos: curiosos também pararam para assistir à carreata.
De Guarulhos, a comitiva passou pela Via Dutra, Marginal Tietê, Av. Tiradentes, Brigadeiro Tobias, Av. Ipiranga, São Luis, Consolação, Xavier de Toledo, Viaduto do Chá, onde fica a prefeitura.
Lá chegando, o goleiro e capitão Rogério Ceni, o técnico Paulo Autuori e o vice-presidente Juvenal Juvêncio desceram do trio elétrico para encontrar com o encontrarão o prefeito José Serra (palmeirense).
"Hoje eu sou tricolor porque a cidade é tricolor. Temos de homenagear o São Paulo, que com muito mérito é tricampeão", disse o político. "É uma honra", comentou Rogério, o único a conversar com Serra.
Na saída, o herói da conquista pegou o microfone, lembrou do atraso na carreata e pediu para que os torcedores não se aglomerassem ao redor do trio elétrico. Ceni falou para os tricolores se encaminharem ao estádio do Morumbi, ponto final da maratona, para continuar a festa lá.
TRICAMPEÕES PÁRAM A CAPITAL | De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a cidade apresenta 79 km de congestionamento às 11h, índice considerado bem alto para o horário. A entidade informou que os problemas com o trânsito estão ligados com a comitiva tricolor. | Depois da visita ao prefeito, o elenco vai ao Palácio dos Bandeirantes para ser recebido pelo governador Geraldo Alckmin (santista). Por fim, os campeões vão para o estádio do Morumbi, onde está programada a festa oficial do título, com direito à volta olímpica. Os torcedores terão livre acesso ao local.
O Morumbi, aliás, recebeu um retoque emergencial para receber o time. Na fachada externa, agora está escrito "Tricampeão mundial de futebol", seguido dos anos que o clube ficou com o título: 1992, 1993 e 2005.
O escudo do São Paulo também já recebeu uma estrela adicional vermelha, que simboliza as conquistas mundiais no Japão, em cima das outras duas, que ficam centralizadas logo acima do escudo. As duas amarelas representam os dois recordes do triplista Adhemar Ferreira da Silva.
atualizada às 12h05
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |