| 20/01/2006 - 16h55 Egito estréia com vitória na Copa das Nações da África Da Redação Em São Paulo Atualizada às 19h40 A seleção egípcia estreou com vitória na Copa das Nações para completar a festa de abertura do torneio, nesta sexta-feira, em Cairo. A equipe da casa derrotou a Líbia por 3 a 0, com gols de sua estrela Ahmed "Mido" Hossan, Mohamed Aboutrika e Ahmed Hassan e uma força do goleiro uruguaio naturalizado líbio Luís de Agustini.
TORNEIO ESTELAR |  Recheada de estrelas do futebol europeu em sua 25ª edição desfalca poderosos da bola e carrega bandeira contra racismo. Leia mais | O Egito abriu o placar aos 17 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio pela direita, De Agustini ficou no meio do caminho e Mido subiu sozinho no segundo pau para marcar de cabeça - o jogo aéreo é a especialidade do atacante do inglês Tottenham Hotspurs. O centroavante também já defendeu o Ajax (HOL) e a Roma (ITA).
No segundo gol, quatro minutos depois, o goleiro uruguaio fez golpe de vista e viu o belo chute em cobrança de falta de Aboutrika entrar no àngulo esquerdo.
Por fim, no segundo tempo, em um lançamento egípcio para a grande área, De Agustini errou o tempo de saída, errou o tempo de bola depois do quique e teve de segurar Amr Zaki para impedir o gol. Resultado: pênalti e segundo cartão amarelo (e a conseqüente expulsão). O goleiro reserva Muftah Ghazalla entrou em campo, defendeu pênalti cobrado por Mido, mas, no rebote, Hassan chutou forte para a rede, aos 32 minutos.
"Nós estávamos muito nervosos no jogo de hoje. Mas apesar de toda a pressão, graças a Deus, conseguimos vencer", afirmou o atacante do Tottenham. "Fiquei muito satisfeito com meu gol, por que ele veio em um momento crucial e permitiu que nos acalmássemos para marcar mais dois. Mas não podemos nos empolgar com a vitória, pois ainda há uma longa estrada pela frente", completou.
Do lado líbio, não havia muito o que ser dito. "Tentamos fazer o melhor possível, mas as coisas não aconteceram do jeito que esperávamos", afirmou o técnico croata Ilija Loncarevic.
AFP Ahmed Hassan (d) divide com líbio: Egito venceu com facilidade na abertura do torneio Egito e Líbia integraram o mesmo grupo nas eliminatórias africanas para a Copa do Mundo. As duas seleções se enfrentaram duas vezes. Em Cairo, os egípcios golearam por 4 a 1. Jogando em casa, em Trípoli, a Líbia deu o troco, com 2 a 1.
Quem conseguiu a vaga, porém, foi a Costa do Marfim - que está novamente na mesma chave (Grupo A) das seleções, além do Marrocos. A seleção do atacante Didier Drogba, do Chelsea, terminou as eliminatórias com 22 pontos, contra 21 de Camarões, 17 do Egito e 12 da Líbia. No confronto direto, a seleção garantida na Copa venceu os egípcios por duas vezes e bateram a Líbia uma vez e empataram em 0 a 0 jogando em Trípoli.
Costa do Marfim e Marrocos dão seqüência ao grupo neste sábado.
A Copa da África tem 16 países, divididos em quatro grupos. Os dois primeiros avançam às quartas-de-final, para jogar em sistema de mata-mata.
|