! Congo vence Togo pela Copa Africana de Nações - 21/01/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  21/01/2006 - 18h19
Congo vence Togo pela Copa Africana de Nações

Da Redação
Em São Paulo

Na estréia das duas equipes na Copa Africana de Nações, Congo venceu Togo, por 2 a 0, em partida disputada na tarde deste sábado, no Estádio Militar de Cairo, no Egito. O confronto foi válido pelo Grupo B da competição.

ASTRO DE TOGO SE NEGA A JOGAR
Após a partida, foi revelado que dois problemas de bastidores abalaram a seleção de Togo: uma ameaça de greve do time e um desentendimento entre o técnico Stephen Keshi e o artilheiro Emmanuel Adebayor.

A razão da greve é o atraso no pagamento de premiações. O capitão Lomana LuaLua confessou que o time só jogou porque o presidente do Congo, Joseph Kabila, pediu pelo telefone.

Já Adebayor ameaça abandonar a delegação neste domingo. Ele não começou a partida porque se recusou a jogar.

Inicialmente, sua ausência havia sido justificada por problemas gástricos. Mas, após o jogo, o técnico Keshi revelou que barrou o jogador porque ele passara a semana negociando sua ida para o Arsenal da Inglaterra.

Antes do jogo, Keshi mudou de idéia. Foi a vez de Adebayor se recusar a ser titular. Só entrou aos 14min do segundo tempo. Depois da derrota, o atacante declarou: "Vou para casa. Quero ver minha mãe doente".
O primeiro gol do time vencedor saiu ainda no primeiro tempo, com Tresor Mputu, aos 45min. No segundo tempo, Lomana Lua-Lua ampliou para o Congo, que não conseguiu se classificar para a disputa do Mundial de 2006, na Alemanha.

Com o resultado positivo, Congo ocupa a segunda colocação em seu grupo na Copa Africana. O primeiro posto é ocupado pela seleção de Camarões, que venceu, também neste sábado Angola, por 3 a 1, com três gols do atacante do Barcelona, Samuel Eto'o.

Na próxima rodada da Copa Africana, Congo enfrenta Angola, no dia 25 de janeiro, novamente no Estádio Militar de Cairo. Na mesma data, Camarões pega Togo, que, ao lado de Angola, são as duas seleções africanas no grupo, que irão participar do Mundial da Alemanha.

TOGO
Kossi Agassa; Jean-Paul Abalo Dosseh, Eric Akoto, Atte-Oudeyi Zanzan e Emmanuel Mathias; Yao Aziawonou, Cherif Toure-Maman (Mickael Dogbe), Alaixys Romao (Moustapha Salifou), Yao Senaya Junior e Adekanmi Olufade (Emmanuel Adebayor); Mohamed Abdel Kader

CONGO
Pascal Kalemba; Gladys Bokese, Heritra Ilunga, Felicien Kabundi e Kinkela Fwanda; Tshinyama Tsholola, Zola Matumona (Ngasanya Ilongo), Marcel Mbayo, Biscotte Mbala (Musasa Kabamba) e Tresor Mputu (Franck Matingou); Lomana Lua-Lua

Local: Estádio Militar de Cairo, em Cairo (Egito)
Juiz: Mourad Daami (Tunísia)
Gols: Tresor Mputu aos 45min do primeiro tempo; Lomana Lua-Lua aos 19min do segundo tempo

Leia mais
Eto'o marca três na vitória de Camarões na Copa Africana
Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias