| 22/01/2006 - 18h23 Guiné surpreende África do Sul e vence por 2 a 0 Das agências internacionais Em Alexandria (Egito) Guiné surpreendeu a África do Sul e, com gols nos minutos finais da partida, venceu por 2 a 0 na estréia das duas seleções no Grupo C da Copa Africana de Nações, neste domingo em Alexandria, no Egito.
EFE O sul-africano Mokoena (à esquerda) não conseguiu passar por Camara, de Guiné Com o resultado, Guiné começa na liderança por pontos do Grupo C, empatado com a Tunísia. Esta leva vantagem no saldo de gols porque venceu a Zâmbia por 4 a 1, também neste domingo.
Apesar de não ser incluída entre os favoritos nas prévias da Copa Africana, a equipe de Guiné superou a sul-africana no segundo tempo com gols de dois dos quatro jogadores com sobrenome Bangoura que levou a campo.
Sambegou Bangoura marcou aos 33min e Ousmane Bangoura completou aos 43min. Ambos entraram em campo na etapa final.
Mas Guiné dominou a partida desde a primeira etapa, com maior presença na área adversária e péssima pontaria na hora de concluir. A África do Sul só chutou a gol em duas cobranças de falta pouco ameaçadoras.
A superioridade de Guiné se manteve no começo do segundo tempo, mas os sul-africanos passaram a se lançar mais ao ataque e equilibraram a partida.
A melhor chance da África do Sul ocorreu numa falha do goleiro Diarso, aos 29min. Ele se atrapalhou para defender um cruzamento sem maior perigo e largou a bola perto da linha, mas conseguiu agarrá-la antes que o sul-africano McCarthy chegasse.
Para que Guiné retomasse o ritmo inicial, o atacante Sambegou Bangoura entrou no lugar de Kaba Diawara. E foi ele quem abriu o placar aos 38min ao cabecear uma bola cruzada da direita por Ibrahima Bangoura.
Os sul-africanos tiveram chance de empatar aos 41min. Mas, numa bola rebatida pela defesa de Guiné, Zuma preferiu enfeitar com uma bicicleta em vez de dar um chute simples e errou o lance.
Aos 43min, Guiné matou a partida. Ousmane Bangoura, que entrara na equipe cinco minutos antes, chutou forte da entrada da área e definiu o placar.
Na quinta-feira, Guiné enfrentará a Zâmbia e a África do Sul tentará se recuperar contra a forte Tunísia.
ÁFRICA DO SUL Calvin Marlin; Jimmy Tau, Ricardo Katza, Pierre Issa, Mbulelo Mabizela e Daniel Tshabalala; Benedict Vilakazi, Siyabonga Nomvethe (Simphiwe Tshabalala) e Lebohang Mokoena (Siyabonga Nkosi); Sibusiso Zuma e Benny McCarthy
GUINÉ Naby Diarso; Ibrahima Sory Camara, Bobo Balde, Daouda Jabi e Oumar Kalabane; Kanfory Sylla, Pablo Thiam e Fode Mansare (Ousmane Bangoura); Kaba Diawara (Sambegou Bangoura), Ismael Bangoura (Ibrahima Bangoura) e Pascal Feindouno
LOCAL: Estádio de Alexandria, em Alexandria (Egito) JUIZ: Mohamed Benouza (Argélia) GOLS: Sambegou Bangoura aos 33min e Ousmane Bangoura aos 43min do segundo tempo
|