| 23/01/2006 - 15h14 Fora da Alemanha, Nigéria supera Gana na Copa Africana Da Redação Em São Paulo A seleção de Gana, famosa por sua força nas categorias de base e que vai disputar neste ano pela primeira vez uma Copa do Mundo, estreou com uma derrota por 1 a 0 para a Nigéria, potência do futebol africano que está fora do Mundial da Alemanha. O gol da vitória foi marcado por Taye-Taiwo, aos 40min do segundo tempo.
SENEGAL LIDERA | Eliminada da Copa da Alemanha, a seleção senegalesa estreou com vitória no Grupo D: 2 a 0 em cima de Zimbábue.
Os gols foram marcados por Henri Camara e Issa Ba, ambos no segundo tempo. Leia mais. | Essa foi a terceira seleção que vai à Copa da Alemanha que perdeu pára uma equipe que não vai ao Mundial. Antes de Gana, Angola, que superou a Nigéria nas eliminatórias, perdeu para Camarões, e Togo perdeu para Congo RD.
O jogo, disputado em Port Said, foi bastante equilibrado e franco. Mostrando futebol ofensivo e atletas defensivos pouco confiáveis, Nigéria e Gana pecaram na pontaria durante o jogo todo, o que impediu que os gols saíssem.
O primeiro lance de maior perigo aconteceu aos 24min: o meia nigeriano Taiwo bateu falta de longe com muita violência e efeito, mas o goleiro Adjei espalmou para escanteio. Pouco depois, em duas oportunidades Adjei falhou na tentativa de interceptar cruzamentos, mas sua zaga cortou.
A Nigéria voltou determinada a marcar no começo do segundo tempo, e foi ao ataque. Em menos de quatro minutos, finalizou duas vezes e conquistou dois escanteios. Aos 5min, o atacante da Internazionale de Milão Obafemi Martins arrancou em velocidade, fintou o goleiro mas acertou a trave.
O jogo, então, esfriou. Somente aos 23min, Kingston perdeu a melhor chance de Gana no jogo: após um chute espirrado, ele sobrou na cara de Enyeama, que fez uma defesa sensacional. Com isso, Gana se animou, e um minuto depois Amoah perdeu grande chance de cabeça.
Quando tudo indicava que este seria o primeiro empate sem gols do torneio, Taye-Taiwo marcou um belo gol. Aos 40min, ele acertou uma bomba da intermediária com muito efeito, no canto baixo direito de Adjei, que teve a visão encoberta e nem pulou na bola.
A Nigéria atuou sem um do seus principais jogadores, o organizador Jay Jay Okocha. Ele foi vetado pelo departamento médico devido a uma lesão muscular. Wilson Oruma substituiu o meia do clube inglês Bolton, que foi eleito o melhor jogador da última edição da Copa Africana, disputada há dois anos, na Tunísia
NIGÉRIA Enyeama, Yobo, Taye-Taiwo, Odiah, Enakarhire, Martins, Yussuf, Oruma, Aghahowa (Kanu), Obodo, Odemwingie
GANA Adjei, Kuffour, Mensah, Pappoe, Kingston, Appiah, Amoah, Pantsil, Yakubu (Sarpei), Issah, Haminu
LOCAL: Estádio Port Said, em Port Said (Egito) JUIZ: Essam Abdel Fattah (Egito) GOL: Taye-Taiwo (Nigéria), aos 40min do segundo tempo
|