| 25/01/2006 - 15h31 Angola empata com Congo RD e se complica na Copa Africana Da Redação Em São Paulo Classificada para a Copa do Mundo da Alemanha, a seleção angolana de futebol tem poucas chances de avançar na Copa Africana de Nações, disputada no Egito. Isso porque a equipe empatou com Congo RD nesta quarta-feira em 0 a 0 e não depende mais de suas próprias forças para chegar às quartas-de-final.
AFP Árbitro expulsa congolês Mputu (embaixo) Após perder por 3 a 1 para Camarões na estréia, os angolanos precisavam se reabilitar contra Congo, que bateu Togo por 2 a 0 na primeira rodada do grupo B.
Com o empate em 0 a 0, Angola precisa vencer Togo no último jogo por uma boa margem de gols e torcer para Camarões vencer os congoleses - assim poderia se classificar no saldo de gols. Já Congo RD depende de suas próprias forças para seguir no torneio.
A equipe angolana entrou em campo com três alterações com relação ao time que perdeu por 3 a 1 para Camarões, todas elas no setor defensivo. E, no princípio, parecia que o jogo seria fácil para os angolanos.
Aos 7min, o atacante Akwa recebeu bom passe na área, mas chutou em cima do goleiro Kalemba. Pouco depois, o mesmo jogador se livrou da marcação e acertou perigoso cruzamento, mas nenhum companheiro apareceu para finalizar.
Aos 18min, o meia Tresor Mputo, de Congo, foi expulso com cartão vermelho direto por dar uma botinada em Kali enquanto o defensor protegia a bola.
Angola aumentou a pressão a partir daí, e o ataque congolês se resumia a tentativas solitárias de Lomana LuaLua, frustradas pela defesa rival.
Aos 17min do segundo tempo, Akwa teve mais uma oportunidade, mas errou o chute; um minuto depois, ele não alcançou bola deixada pelo companheiro, desperdiçando nova chance. No contra-ataque, LuaLua invadiu a área angolana mas chutou para fora.
Os congoleses então cresceram no jogo, mas, a exemplo de Angola, não conseguiram converter suas chances em gols. Com isso, o placar se manteve inalterado, e o empate acabou sendo lucrativo para Congo.
ANGOLA João Ricardo; Jamba, Kali, Loco, Delgado; Mendonca (Johnson Macaba), Figueiredo, Andre, Edson; Akwa e Flávio (Maurito).
CONGO RD Kalemba; Fuanda Kinkela, Gladys Bokese, Tshinyama Tshiolola, Felicien Kabundi; Marcel Mbayo, Herita Ilunga, Zola Matumona (Franck Matingou), Tresor Mputo; Biscotte Mbala (Ndandu Kasongo), Lomana LuaLua.
Local: Estádio Militar de Cairo (Egito) Juiz: Badara Diatta (Senegal)
|