| 28/01/2006 - 16h55 Egito bate classificada Costa do Marfim e avança na Copa Africana Da Redação Em São Paulo O anfitrião Egito confirmou presença nas quartas-de-final da Copa Africana de Nações ao derrotar Costa do Marfim no Cairo por 3 a 1. Com o resultado, os donos da casa avançam com o primeiro lugar do grupo A da competição. Os marfinenses, que entraram em campo previamente classificados, terminaram com o segundo lugar da chave.
Reuters Egípcio Gomma (de uniforme vermelho) pressiona Kone, atacante da Costa do Marfim O Egito, que joga a Copa Africana de Nações como local, foi superior ao longo da partida e quase não teve a meta ameaçada. Derrotada neste sábado, a seleção de Costa do Marfim resolveu poupar seu principal jogador, o atacante Didier Drogba, para a próxima fase. A iniciativa comprometeu a produção ofensiva da equipe.
Os donos da casa saíram na frente com um gol logo aos 8min do primeiro tempo, quando Emad Motaeb empurrou de cabeça para as redes após um desvio prévio dentro da área.
Mas, ainda antes do intervalo, os marfinenses chegaram ao empate com gol de Arouna Kone. O atacante recebeu de costas na entrada na área, girou com liberdade e bateu forte para igualar o placar.
No segundo tempo, o Egito retomou a vantagem aos 16min, quando Mohammed Aboutrika concluiu com precisão de perna esquerda após boa troca de passes pelo centro.
Aos 24min, a seleção egípcia definiu a vitória com o segundo gol de Emad Moteab na partida. O atacante apenas teve o trabalho de empurrar para o gol, depois de desvio do goleiro adversário e do choque da bola no travessão.
Com a vitória diante de sua torcida no Cairo, os anfitriões egípcios terminaram a primeira fase com a primeira colocação no grupo A, somando sete pontos. A Costa do Marfim avança na segunda posição, com um ponto a menos.
No outro jogo da chave disputado neste sábado, Marrocos, que ainda tinha chances de classificação, empatou por 0 a 0 com a Líbia. As duas seleções estão eliminadas da Copa Africana.
Nas quartas-de-final, os anfitriões egípcios irão enfrentar o segundo colocado do grupo B, que terá definição neste domingo.
Por sua vez, Costa do Marfim duelará contra o melhor time da mesma chave, que provavelmente será Camarões (precisa apenas empatar com a República do Congo para ratificar essa condição).
Caso o confronto se confirme, os camaroneses terão chance de revanche contra os adversários, pois foram batidos pelos marfinenses na disputa das últimas eliminatórias africanas para a Copa do Mundo.
EGITO 3 x 1 COSTA DO MARFIM Egito: El Hadary; Abdel Wahab (Al Sayyed), Saed, El-Sakka, Wael Gomaa; Shawky, Aboutrika (M. Hassan), Ahmed Hasan, Mohammed Barakat; Motaeb e Mido (Hosam) Técnico: Hassan Chehata Costa do Marfim: Tizie (Boubacar); Kouassi, Eboue, Domoraud, Siaka; Demel (B. Kone), Fae, G. Y. Toure (Akale), N'Dri Koffi; Kalou e A. Kone Técnico: Henri Michel
Data: 28/01/2006 (sábado) Estádio: Militar de Cairo Gols: Motaeb (2) e Aboutrika (EGI); Kone (CMA)
|