| 30/01/2006 - 17h00 Em duelo de classificados, Guiné supera Tunísia na Copa Africana Da Redação Em São Paulo Reuters O capitão Kaba Diawara comemora o primeiro gol de Guiné, que avança às quartas-de-final Em uma partida que reuniu duas equipes classificadas para as quartas-de-final, Guiné venceu Tunísia, que vai disputar a Copa do Mundo, por 3 a 0, nesta segunda-feira, pela última rodada da primeira fase da Copa Africana de Nações.
O duelo definiu o primeiro e o segundo colocados do grupo C. Com o resultado positivo, Guiné garantiu a liderança da chave, com nove pontos (100% de aproveitamento), enquanto a Tunísia, comandada pelo técnico Roger Lemerre, ex-técnico da França, ficou em segundo com seis pontos.
O primeiro tempo foi de total domínio da seleção de Guiné, que abriu o placar logo aos 16min. Após boa trama do ataque pela direita, Ousmane Bangoura recebeu com liberdade e bateu firme para vencer o goleiro Hamdi Kasraoui.
Guiné ainda teve mais duas chances claras de ampliar, mas não conseguiu balançar as redes. Aos 36min, Ismael Bangour arriscou de fora da área e a bola passou rente à trave. Oito minutos depois, foi a vez de Ibrahim Yattara invadir a área pela direita e ficar cara a cara com Kasraoui, mas o goleiro fez a defesa e salvou a Tunísia.
DECEPÇÃO SUL-AFRICANA | No outro jogo do grupo, já eliminados, Zâmbia derrotou África do Sul por 1 a 0, com gol de Chris Kitongo, aos 30min do segundo tempo. Com o resultado, Zâmbia termina em terceiro da chave, com três pontos, enquanto os sul-africanos se despedem da competição sem nenhuma vitória.
Assim, a África do Sul se tornou o primeiro time desde 1996 (quando passou a ser disputado por 16 equipes) a terminar o torneio sem nenhum gol marcado ou ponto conquistado. | Os tunisianos só levaram perigo à meta de Guiné no início da segunda etapa. Aos 6min, Hossam Hassan recebeu dentro da área pela direita e bateu cruzado, mas, por pouco, errou o alvo.
O troco de Guiné veio aos 24min, e de forma letal. Ousmane Bangoura dominou pelo meio e deu um belo lançamento para Pascal Feindouno, principal estrela da equipe. O atacante do St. Etienne dominou na entrada da área e tocou no canto esquerdo para fazer o segundo.
Nos acréscimos, Feindouno aproveitou erro na saída de bola da Tunísia, arrancou pela direita e cruzou na cabeça de Kaba Diawara, que desviou para o gol vazio e decretou o placar final.
A Copa Africana continua nesta terça-feira, com mais duas partidas, que vão definir a situação do grupo D, ambas às 15h (horário de Brasília). A Nigéria, líder, com seis pontos, enfrenta Senegal, em segundo, com três. Com o mesmo número de pontos que os senegaleses, Gana tenta a classificação contra o já eliminado Zimbábue, que ainda não pontuou.
|