! Barcelona elimina Benfica e pega o Milan na semifinal - 05/04/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  05/04/2006 - 17h38
Barcelona elimina Benfica e pega o Milan na semifinal

Da Redação
Em São Paulo

O Barcelona precisava de apenas uma vitória simples, nesta quarta-feira, em casa, para eliminar o Benfica da Liga dos Campeões. Mas o time espanhol fez mais: 2 a 0, com gols de Ronaldinho Gaúcho e Samuel Eto'o, garantindo uma vaga na semifinal do torneio, para um confronto de gigantes com o Milan.

Reuters
Ronaldinho perdeu pênalti, mas garantiu o Barcelona mais uma vez: time vai às quartas
Desde que foi eliminado pela Juventus nas quartas-de-final da liga de 2002-2003, o Barcelona não perdeu e não deixou de marcar um gol em casa pelo torneio, vencendo sete e empatando duas de nove partidas.

O goleiro brasileiro do Benfica, Marcelo Moretto, defendeu pênalti de Ronaldinho aos 3min do primeiro tempo, preocupando a torcida catalã. Não era um bom sinal, já que o jogador ex-Portuguesa chegou ao Camp Nou sem tomar gol nas últimas três partidas.

Mas, aos 18min, o zagueiro Anderson falhou diante de Samuel Eto'o, que fez boa jogada e deu a assistência para Ronaldinho se redimir. O melhor jogador do mundo bateu firme e abriu o placar.

A dupla Eto'o-Ronaldinho voltou a funcionar no segundo gol, aos 43min do segundo tempo, mas não em conexão direta. Após jogada do brasileiro, o camaronês recebeu cruzamento, dominou a bola no peito e estufou a rede.

O técnico Ronald Koeman, ex-jogador do Barça, ousou e mandou o Benfica para campo com três atacantes. Mas o fato foi que o Benfica pouco ameaçou a meta do time catalão, que dominou a partida desde o início com boa atuação de seu meio-campo.

"Este resultado nos dá tranqüilidade. Estamos muito contentes com a classificação. Fizemos um bom primeiro tempo. Havia algo de tensão no ar, mas isso é normal. Seguimos no torneio", afirmou o técnico do Barcelona, Frank Rijkaard.

Dez brasileiros estiveram em campo: Ronaldinho, Edmílson e Belletti pelo Barça e Moretto, Anderson, Luisão, Leo, Beto, Geovanni e Marcel pelo Benfica.

O jogo
Logo aos 3min do primeiro tempo o Barcelona já teve a chance de abrir o placar. O holandês Marc Van Bommel avançou para a área e tentou passar para Eto'o. A bola bateu no braço direito de Leo, e o juiz marcou pênalti.

Dono do time, Ronaldinho Gaúcho cobrou à meia-altura, e o goleiro Marcelo Moretto defendeu, dando seqüência a sua boa ação debaixo dos três paus no jogo de ida, em Portugal.

Moretto, aliás, dessa vez não falhou quando teve de sair jogando com a bola nos pés, ao contrário das falhas que cometeu na primeira partida. Aos 12min, ele conseguiu dar um chutão, sem problemas, após recuo.

Seis minutos depois, foi a vez de outro brasileiro do Benfica entrar em cena, mas de maneira negativa. O zagueiro Anderson, ex-Corinthians, tentou sair jogando, mas acabou entregando a bola para o camaronês Samuel Eto'o, que foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. Para quem? Ronaldinho Gaúcho, que chutou de primeira e marcou.

Ronaldinho voltou a levar perigo ao Benfica aos 23min, em uma cobrança de falta à direita, bem próximo da área. Ele rolou para Deco, que ajeitou para o chute: a bola passou à direita do gol de Moretto, batendo pela rede do lado de fora.

O Barça seguiu como a força dominante do jogo, mas sem muitas investidas. Aos 41min apenas que o time voltou a ter uma oportunidade de gol. Van Bommel recebeu a bola no centro da área, próximo à marca do pênalti e bateu forte. Moretto defendeu com a perna.
Nos descontos, o sueco Larsson, em má fase, desperdiçou uma cabeçada, no segundo pau, após cruzamento de Deco.

No segundo tempo, o Barcelona administrou o resultado. Enquanto o Benfica foi incapaz de atacá-lo. Com exceção da incrível chance perdida por Simão Sabrosa aos 15min. O italiano Fabrizio Miccoli puxou a bola pela direita e deixou o atacante português isolado na área. Mas Sabrosa bateu de primeira, para fora.

O segundo gol do Barça saiu apenas aos 43min, após bobeada da zaga portuguesa. Eto'o recebeu passe de Giuly, matou no peito e fuzilou, num belo gol. A dupla Eto'o e Ronaldinho funcionou novamente, garantido o time catalão.

BARCELONA 2 X 0 BENFICA

Data:
05/04/06
Local: estádio Camp Nou, Barcelona (ESP)
Árbitro: Lubos Michel (SVK)

Gols: Ronaldinho Gaúcho e Samuel Eto'o

Barcelona: Valdes; Belletti, Puyol, Oleguer e Van Bronckhorst; Van Bommel (Edmílson), Iniesta e Deco; Larsson (Giuly), Eto'o e Ronaldinho Gaúcho. Técnico: Frank Rijaard.

Benfica: Moretto; Ricardo Rocha, Luisão, Anderson e Leo; Beto (Robert), Petit e Manuel Fernandes (Marcel); Geovanni (Karagounis), Fabrizio Miccoli e Simão. Técnico: Ronald Koeman.

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias