| 20/05/2006 - 18h57 Barcelona, já campeão, perde em Bilbao, mas consagra artilheiro Das agências internacionais Em Madri EFE Antes do jogo, atletas do Bilbao homenagearam os catalães, campeões da Europa; depois... A derrota por 3 x 1 para o Atlhetic Bilbao, neste sábado, encerrou a participação do Barcelona na temporada 2005-06. A derrota, no entanto, rendeu ainda à equipe catalã mais uma glória: em estado de graça com a conquista da Liga dos Campeões da Europa e campeão espanhol com três rodadas de antecedência, o Barça agora ficou também com o artilheiro do campeonato.
Sem contar com Ronaldinho Gaúcho, liberado previamente para visitar sua família em Porto Alegre antes de se juntar à delegação da seleção brasileira, neste domingo, o Barcelona encerrou sua participação na Liga Espanhola com 82 pontos, 12 a mais que o Real Madrid, e com o camaronês Samuel EtoŽo como o goleador da temporada, com 26 gols.
Autor do gol solitário da derrota do Barcelona para o Athletic Bilbao, EtoŽo ultrapassou a revelação espanhola David Villa, que marcou 25 gols pelo Valencia, o terceiro colocado da competição e que, ao lado do Osasuna, disputará a fase preliminar da Liga dos Campeões.
O gol de EtoŽo, aliás, deu a impressão que o Barcelona terminaria sua temporada de ouro com mais uma vitória. Mas após sair na frente, aos 36min do primeiro tempo, o campeão espanhol e europeu não agüentou a pressão do Bilbao, que jogou em casa.
A reação dos bascos se iniciou aos 12min da etapa final, com Iraola, que chutou forte para superar o goleiro reserva Jorquera. A virada veio aos 35, com Gurendez. O placar foi encerrado aos 42min, quando Oleguer fez gol contra.
Oleguer, aliás, foi o jogador substituído na final da Liga, contra o Arsenal, e que deixou a vaga aberta para o brasileiro Beletti marcar o gol da virada que deu o segundo título continental ao Barcelona.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |