! Música inspirada na "cabeçada" de Zidane vira hit na França - 27/07/2006 - AFP - Esporte
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  27/07/2006 - 17h26
Música inspirada na "cabeçada" de Zidane vira hit na França

Da AFP
Em Paris (França)

A canção "Coup de Boule" ("Cabeçada"), escrita em meia hora por três amigos imediatamente após terminada a final da Copa do Mundo de futebol, virou o sucesso do verão da França, menos de três semanas depois de sua criação.

Em 2min30seg, a canção menciona de forma humorística os momentos mais importantes dos últimos minutos do jogo em que a Itália conquistou a Copa do Mundo, ao derrotar a França, mas sobretudo a cabeçada do capitão da seleção francesa, Zinédine Zidane, no italiano Marco Materazzi.

Em duas semanas e meia, "Coup de boule" é o título mais baixado na França, com 80.000 downloads da Internet e em celulares.

Dois dias depois de lançado nas lojas de discos, em 20 de julho, o "single" já era o segundo título mais vendido e, esta semana, certamente ocupará o primeiro lugar, em função dos números parciais de venda nos supermercados, de acordo com a gravadora Warner Music France, responsável pela distribuição.

A canção já tem versões em espanhol e italiano e a partir desta sexta-feira estará disponível no iTunes, o site de downloads mais visitado do mundo, com 70% das vendas mundiais.

"Coup de boule" foi escrita por três músicos profissionais, autores de "jingles" e temas de apresentação de programas de TV.

"Decepcionados com o resultado da partida, trocamos um monte de xingamentos na segunda-feira de manhã", contou à AFP Sébastien Lipszyc, de 31 anos, integrante do grupo La Plage, junto com seu irmão, Emmanuel, de 34, e do intérprete Franck Lascombes.

A síntese das brincadeiras foi escrita "em meia hora", reforçou. A música era um assunto "esquecido na gaveta". O resultado foi enviado pela Internet a cerca de 50 amigos, que por sua vez o mandaram para seus amigos e assim sucessivamente.

O fenômeno chamou a atenção das gravadoras e na noite de quarta-feira, os autores assinaram um contrato com a Warner Music France.

Na quinta-feira, a canção já estava disponível para download e, no sábado, foi filmado um clipe. Na quinta-feira seguinte, em tempo recorde, o "single" já estava à venda.

A brincadeira entre amigos se tornou um excelente negócio, impulsionado por um gigante fonográfico, cujo presidente na França está convencido de que a canção "é o 'hit' do verão".

Sébastien Lipszyc, por sua vez, garantiu que o sucesso avassalador "não mudará" sua vida.

"Temos uma empresa que vai bem", disse ele, garantindo que espera, sobretudo, que a canção "tenha feito Zidane rir".

"Somos totalmente torcedores dos 'Bleus'", reforçou.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias