| 22/10/2006 - 17h52 Real acaba com invencibilidade do Barcelona e equilibra Espanhol Da Redação Em São Paulo Em um clássico equilibrado e bonito, o Real Madrid foi mais eficiente em campo. Bateu o arquirival Barcelona por 2 a 0 neste domingo, jogando no estádio Santiago Bernabéu, acabou com a invencibilidade do rival no Espanhol e ainda provocou uma aglomeração na ponta da tabela da competição.
IMAGENS DO CLÁSSICO |
---|
 Raúl sobe mais que Thuram e faz o primeiro gol do Real Madrid |  Ronaldinho foi bem marcado por Émerson ao longo do clássico |  Van Nilsterooy marcou o segundo... |  ... após grande passe de Robinho | CLASSIFICAÇÃO DO ESPANHOL |
O brasileiro Robinho, antes preteterido pelo técnico Fabio Capello no Real, foi um dos destaques do jogo. Ele desequilibrou com sua velocidade nos contra-ataques, e deu assistência milimétrica para Van Nilsterooy marcar o segundo gol, num momento em que o Barcelona pressionava pelo empate. Assim, o ex-santista começa a se consolidar entre os titulares do clube merengue.
"Este time agora está jogando como uma equipe. Tem espírito e qualidade", analisou Capello após a partida. "Estes três pontos são importantes, e trazem um estímulo psicológico".
Pelo Barcelona, Ronaldinho não foi o craque que lhe rendeu os dois títulos de melhor jogador do mundo, mas melhorou de desempenho com relação às suas atuações anteriores pelo clube catalão. Em seu lugar, quem se destacou foi o argentino Lionel Messi.
Além de Nilsterooy, Raúl marcou pelo Real Madrid, logo aos 2min do primeiro tempo. "O gol no princípio nos matou", declarou Messi. "No primeiro tempo, jogamos melhor, mas no segundo não houve nada que pudéssemos fazer".
Com a vitória, os madridistas pularam para a quarta colocação na tabela, com 14 pontos ganhos, e deram maior graça ao Campeonato.
Isso porque o Barcelona segue na ponta, com 16 pontos, mas vê o Valencia, que venceu o Osasuna por 1 a 0, chegar à mesma pontuação e ficar em segundo apenas por ter menor saldo. O Sevilla, atual campeão da Copa da Uefa, tem 15 pontos e é o terceiro.
O jogo Em casa e precisando da vitória, o Real Madrid não hesitou em partir para o ataque. Como um rolo compressor, encontrou seu primeiro gol logo de cara.
No primeiro ataque do jogo, Sérgio Ramos - que atuou como lateral-direito - cruzou bola com efeito para o centro da área; a bola chegou sob medida para Raúl subir com estilo e abrir o marcador, de cabeça.
O Barcelona passou a tentar cadenciar o jogo depois do susto inicial, mas não encontrou brechas na defesa do Real, que levava mais perigo em seus ataques e acuou o rival.
Em jogadas trabalhadas de Guti e Robinho, os madridistas criaram chances de marcar. Roberto Carlos tentou duas vezes - uma de falta, outra com bola rolando -, mas não marcou. Raúl quase ampliou ao bater forte no travessão após grande passe de Robinho.
A partir dos 20min do primeiro tempo, o Barcelona finalmente acordou, quando Ronaldinho bateu falta cruzando na área com perigo. Conduzidos por Messi, os líderes do torneio entraram no jogo e saíram em busca do empate.
Aos 24min, o argentino gingou para cima de Émerson e bateu forte, mas Casillas pegou. Messi fez outra grande jogada aos 26min e passou para o islandês Gudjohnsen chutar para fora, com perigo. Um minuto depois, Messi recebeu passe de Iniesta e bateu muito perto do ângulo de Casillas, mas para fora.
O Real respondeu com Van Nilsterooy, que recebeu passe de calcanhar de Robinho dentro da área, mas bateu em cima de Valdés. O panorama do primeiro tempo seguiu igual, com o Barça pressionando, mas sem eficiência, e o Real explorando os contra-ataques.
Na segunda etapa, Messi continuou se destacando, e criou duas chances em menos de cinco minutos de jogo. Mas a ducha de água fria veio em seguida.
Aos 6min, Guti lançou Robinho na direita em um veloz contra-ataque. O brasileiro cruzou com perfeição para Van Nilsterooy, que viu Valdés passar reto pela bola e só completou de primeira para o gol vazio.
O Barça tentou se recompor, mas os contra-ataques de Robinho infernizavam a zaga catalã. Aos 9min, ele passou para Van Nilsterooy chutar por cobertura, mas carimbar o travessão.
Muito disputada, a partida seguiu movimentada, com chances de gol para os dois lados. Precisando de gols, o Barcelona partiu para o ataque e abriu espaços em sua defesa. No entanto, nenhum dos dois times conseguiu balançar as redes, e o placar ficou em 2 a 0.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |