! Nos acréscimos, Grêmio vence o Fluminense - 26/10/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  26/10/2006 - 22h28
Nos acréscimos, Grêmio vence o Fluminense

Da Redação
No Rio de Janeiro

O calvário do Fluminense dá a impressão de não ter fim. Nesta quinta-feira, em Volta Redonda, o time perdeu para o Grêmio por 2 a 1 com um gol nos acréscimos feito por Herrera e completou sete partidas sem vencer no Brasileiro, podendo terminar a 31ª rodada na zona do rebaixamento. Enquanto isso, os gaúchos ganham fôlego novo na luta pelo título.

Fotocom
Fluminense, de Juliano, sofre gol no fim da partida, perde e pode acabar rodada na "B"
VEJA FOTOS DA RODADA
Entretanto, ultrapassar o líder São Paulo - 60 pontos - é tarefa complicada. Com o triunfo, o Grêmio está cinco pontos atrás dos paulistas, que ainda irão jogar pela rodada. Ao menos, o time de Porto Alegre está mais próximo de conquistar seu objetivo.

Durante a semana, o técnico Mano Menezes declarou que a meta principal é garantir vaga para a Libertadores. Com 55 pontos, o Grêmio termina esta quinta-feira na terceira posição, faltando apenas sete rodadas para o fim.

Por sua vez, o Flu, que ainda não venceu sob o comando do técnico Paulo César Gusmão - cinco derrotas e um empate -, tem de continuar secando a Ponte Preta. Isso porque se o clube de Campinas vencer o Botafogo no sábado, ultrapassa o Fluminense.

"Como comandante eu tenho de acreditar sempre. Ainda acredito bastante que vamos nos recuperar. É hora de reagir e isso só cabe a nós. Todo mundo que está envolvido com o Fluminense tem de estar comprometido", disse PC Gusmão.

No momento, o Flu ainda é o 16º, com 35 pontos, mas a Ponte, que encabeça a zona de risco, tem apenas dois pontos a menos. Triunfo paulista faria o time tricolor figurar pela primeira vez entre os quatro últimos colocados.

Ambos os times só voltam a campo no meio da próxima semana. Na quarta-feira, o Fluminense enfrenta o São Caetano, no Anacleto Campanella, às 21h45. No mesmo dia, mas às 20h30, o Grêmio recebe o Figueirense, no Olímpico.

O jogo
O Grêmio entrou em campo sem o meia Tcheco, que sofreu uma crise renal no dia do jogo e foi substituído por Alessandro. Sem seu principal armador e por já não ter Hugo - suspenso -, o Grêmio começou a partida de forma retraída e tentando tirar proveito do desespero do Flu, que se lançou todo ao ataque.

Porém, nervoso, o time carioca errou muitos passes e não conseguiu superar a bem plantada defesa gaúcha. Aos poucos, o Grêmio foi notando a fragilidade do Fluminense e passou a arriscar, até encontrar o seu gol.

Aos 31min, Rafinha cobrou falta na área carioca, a bola passou por todos os jogadores e entrou no canto esquerdo de Fernando Henrique, surpreendido pelo vacilo de sua defesa.

O goleiro Galatto, do Grêmio, que há três rodadas reassumira a condição de titular do time do Grêmio, após superar um traumatismo craniano ocorrido no primeiro semestre de 2006, voltou a sofrer uma batida violenta na cabeça e saiu do estádio Raulino de Oliveira - na noite desta quinta-feira, durante o jogo contra o Fluminense - direto para o hospital São João Batista.

O lance ocorreu aos 29 minutos do segundo tempo da partida realizada em Volta Redonda, e assustou o grupo do Tricolor gaúcho. Galatto, que nas semifinais do Campeonato Estadual, em março, havia sofrido uma grave lesão, já havia tentado retornar em meio ao Brasileirão, mas reclamou de dores na cabeça e acabara outra vez afastado.

Voltou contra o São Caetano, no último dia 14 de outubro, mas nesta quinta-feira, três jogos depois, sofreu outra vez uma lesão e agora seu futuro é incerto.

O técnico Mano Menezes comentou, após o jogo, que "não temos resultado dos exames, mas ele foi para o hospital e isso preocupa, pois é o segundo episódio dessa característica com ele no ano e esperamos que tenha sido só uma batida normal de jogo, uma coincidência".
GALATTO: PARA O HOSPITAL
LEIA MAIS
"Eu sempre procuro bater essa falta em direção ao gol. Desta vez deu certo, porque passou por todo mundo e entrou", vibrou Rafinha.

"O Grêmio deu um chute no primeiro tempo e fez um gol. A gente não pode levar gol desse jeito. Falta tranqüilidade", reclamou PC Gusmão, na saída para o intervalo.

Irritado, o técnico desmanchou o esquema 3-6-1 e tirou os meias Bruno e Juliano, colocando o também meia Juninho e o atacante Lenny. O time voltou com mais iniciativa e, mesmo errando muitos passes, empatou num lance de sorte.

Aos 14min, Pedrinho cobrou escanteio fechado, a bola passou por Marcão e resvalou na perna do zagueiro gaúcho Evaldo, que marcou contra. Porém, na súmula o árbitro deu gol para Tuta, que estava próximo a Evaldo.

O Flu, mesmo desordenadamente, seguiu pressionando. Aos 29min, o goleiro Galatto trombou com Tuta na grande área e caiu desacordado. O jogador foi atendido e despertou, mas teve de ser substituído por Cássio Ramos e seguiu para um hospital, para ser melhor examinado.

Depois disso, a partida ficou arrastada, com o Fluminense pressionando sem criatividade alguma e abusando das bolas nas aéreas, facilmente neutralizadas pela zaga do Grêmio.

Até que aos 46min, em uma falha generalizada da defesa do Flu, o Grêmio desempatou. Em um chutão do goleiro Cássio, a zaga carioca e o goleiro Fernando Henrique pararam e apenas observaram Herrera cabecear e encobrir o goleiro.

FLUMINENSE
Fernando Henrique; Gabriel Santos, Marcão e Thiago Silva; Neto, Romeu, Bruno (Juninho), Juliano (Lenny), Pedrinho (Evando) e Marcelo; Tuta
Técnico: Paulo César Gusmão

GRÊMIO
Galatto (Cássio Ramos); Patrício, William, Evaldo e Bruno Teles; Jeovânio, Lucas, Alessandro (Sandro), Ramón (Herrera) e Rafinha; Rômulo
Técnico: Mano Menezes

Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Auxiliares: Gilson Pereira e Faustino Vicente Lopes (Ambos do PR)
Cartões amarelos: Juliano (F), Romeu (F), Tuta (F), Bruno Teles (G), Herrera (G), William (G)
Gols: Rafinha, aos 31min do primeiro tempo; Tuta, aos 14min, Herrera, aos 46min do segundo tempo

Leia mais
Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias