! Corinthians atende Leão e aumenta eficiência - 02/11/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  02/11/2006 - 00h03
Corinthians atende Leão e aumenta eficiência

Da Redação
Em São Paulo

Nem a goleada por 4 a 0 sobre o Fortaleza mudou a incômoda situação do ataque do Corinthians no Campeonato Brasileiro. O time alvinegro é o segundo que menos marcou na competição nacional, com apenas 32 gols. Nesta quarta-feira, porém, houve um alento. Depois de cobranças do técnico Emerson Leão, a equipe paulista reagiu e mostrou mais eficiência do que nas rodadas anteriores.

"No último jogo [vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras] nós tivemos seis chances e fizemos apenas uma. Tínhamos a obrigação de melhorar isso e é um trabalho de insistência. Acho que hoje [qaurta-feira], com um pouco mais de tranqüilidade, as coisas aconteceram", analisou Leão.

Na goleada sobre o Fortaleza, o Corinthians teve um crescimento no aproveitamento de finalizações. O time alvinegro acertou 62,5% das conclusões e aumentou a média que vinha apresentando no Campeonato Brasileiro (34% de aproveitamento nos chutes).

Além disso, o Corinthians ampliou o número de chutes a gol. O time alvinegro finalizava 13,4 vezes a gol, em média, até a rodada passada. Nesta quarta, concluiu 16 vezes contra a meta do Fortaleza (rendimento próximo do São Paulo, time que mais vezes finaliza, com média de 16,2 por partida).

O ataque, contudo, não foi o único setor do time alvinegro a confirmar uma boa fase nesta quarta-feira. A defesa do Corinthians, que passou incólume no confronto com o Fortaleza, chegou à terceira partida consecutiva sem ser vazada. Isso só havia acontecido antes no início de setembro, quando a equipe paulista acumulou vitórias sobre São Caetano, Ponte Preta e Vasco (todas por 1 a 0) e um empate sem gols com o São Paulo.

"Por termos jogado fora de casa e com muitos desfalques, assumimos uma postura contida contra o Fortaleza. Montei a equipe com três zagueiros, não dei liberdade total aos dois alas e procurei ganhar consistência. Com isso, pudemos encaixar os contra-ataques e decidir o jogo a nosso favor", ponderou o treinador Emerson Leão.

Se o ataque do Corinthians é o segundo pior do Campeonato Brasileiro, a defesa confirmou nesta quarta-feira a condição favorável na tabela. O time alvinegro foi vazado 41 vezes até aqui - rendimento igual, por exemplo, ao do Paraná Clube (time que ocupa atualmente o sexto lugar da tabela).

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias