| 05/11/2006 - 17h59 Goiás afunda Fortaleza e mantém sonho da Libertadores Da Redação No Rio de Janeiro O sonho continua. Com grande defesas de Harley e bom aproveitamento nos contra-ataques, o Goiás conseguiu vencer o Fortaleza por 3 a 0, fora de casa, e manteve as esperanças na classificação para a Copa Libertadores da América.
QUE CALOR! | Mesmo com o início do horário brasileiro de verão, em que os relógios foram adiantados em um hora, todos os jogos do Campeonato Brasileiro aconteceram às 16h (15h sem o horário de verão). Por isso, os jogadores de Fortaleza e Goiás sofreram com a temperatura no Castelão.
Para amenizar a situação, a administração do estádio resolveu inovar, implantando um chuveirinho na lateral do campo, onde os atletas se refrescavam durante as paralisações no jogo. | Ao adversário, restam poucas chances de não ser rebaixado para a Série B. O Fortaleza desperdiçou pela segunda vez consecutiva a oportunidade de somar pontos diante de seus torcedores. O time já havia perdido para o Corinthians na última rodada.
O time cearense segue com 31 pontos, em 18° lugar, e só não teve sua situação ainda mais agravada porque o Fluminense perdeu para o Botafogo, por 2 a 1, no Maracanã. A distância para o time carioca na tabela, primeiro fora da zona de rebaixamento, permaneceu em cinco pontos.
O Goiás, por sua vez, aproveitou-se do desespero inicial do time da casa. E abriu o placar no começo do jogo, com Romerito, e limitou-se a segurar a pressão adversária no restante da partida. Aos 36min do segundo tempo, Raul, em jogada de contra-ataque, ampliou o placar. Jadilson, aos 39min, decretou o resultado.
Com o segundo resultado positivo conquistado longe de seus domínios (já havia batido o Palmeiras, no meio da semana), o Goiás entrou definitivamente na briga por um espaço na Copa Libertadores da América. A equipe tem agora 48 pontos e ocupa a 8ª colocação no Brasileirão.
O time agora está a cinco pontos do Paraná (53), quinto colocado e último entre os que se classificam para o torneio internacional. A equipe tricolor passou pelo Palmeiras, neste domingo, por 4 a 2.
O Goiás dará prosseguimento a sua meta de chegar à Libertadores diante de sua torcida. Na quarta-feira, o time recebe o Flamengo. Já o Fortaleza terá agora que se recuperar em duas partidas fora. A primeira será contra o Palmeiras, na próxima quarta-feira, e a segunda contra o Internacional, no sábado. O jogo O Goiás começou melhor na partida e a primeira oportunidade de abrir o placar surgiu aos 12min do primeiro tempo. Romerito fez boa jogada pela direita e cruzou para Muñoz, que acertou um chute no travessão.
O grito de gol que ficou preso para os torcedores de time alviverde, soltou-se no minuto seguinte. Souza ajeitou para Romerito na entrada da área, que acertou um chute no canto. Édson Bastos chegou a se atirar, mas não conseguiu alcançar a bola.
Depois de sofrer o gol, o Fortaleza passou a buscar mais as jogadas de ataque e o goleiro Harley começou a se tornar o destaque da partida. Aos 24min, Emerson cobrou falta próxima à área com muita força e o goleiro pulou no canto direito para mandar para escanteio.
No minuto seguinte, após cobrança de escanteio, Finazzi subiu mais que todos e cabeceou firme, obrigando Harley a fazer novo "milagre". A última o oportunidade do Fortaleza empatar, ainda no primeiro tempo, aconteceu aos 30min. Marquinhos, livre de marcação, chutou da entrada da área e o goleiro fez grande defesa.
O meio-campo Danilo Portugal, do Goiás, alertou, ao sair para o intervalo, que seria preciso acertar o posicionamento no segundo tempo para evitar o empate do time da casa: "Realmente estamos levando um sufoco. Temos que acertar a marcação para manter o placar".
Mas a defesa do Goiás seguiu sob pressão no início do segundo tempo e, conseqüentemente, o goleiro teve que continuar se esforçando para segurar o resultado. Aos 5min, ocorreu uma nova grande defesa. Rinaldo recebeu passe de Lúcio no meio de campo, avançou sem marcação até chegar na meia-lua, de onde arriscou um chute colocado. Harley se atirou no canto para defender de mão trocada.
Aos 15min, Finazzi acertou bela cabeçada após cruzamento de Bruno Barros e Harley mandou por cima do travessão. Aos 16min foi a vez do goleiro Édson Bastos mostrar serviço, defendendo boa finalização de Souza.
Aos 36min veio a confirmação da vitória do Goiás. Raúl recebeu passe de Souza e chutou forte de fora da área, no canto de Édson Bastos. Aos 39min, Jadílson deu números finais à partida. Ele recebeu ótimo toque de Souza e bateu com força, sem chances para o goleiro. Fortaleza Edson Bastos; Ivan (André Cunha), Alan, Emerson e Jorge Mutt (Bruno Barros); Chicão, Dude, Wendel e Lúcio; Rinaldo (Oswaldo) e Finazzi. Técnico: Roberval Davino
Goiás Harlei; Rogério Corrêa, Galeano e Leonardo; Vítor, Cléber Gaúcho (Raul), Danilo Portugal, Romerito e Jadilson; Souza e Muñoz (Johnson). Técnico: Geninho
Data: 05/11/2006 (domingo) Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE) Horário: 16h Árbitro: Lourival Dias Lima Filho (BA) Assistentes: Alessandro Rocha (BA-FIFA) e José Carlos Oliveira Santos (BA) Cartão amarelo: Lúcio (F), Danilo Portugal (G), Romerito (G), Leonardo (G), Jorge Mutt (F) Cartão vermelho: Gols: Romerito (G), aos 13min do primeiro tempo, Raúl aos 36min; Jadilson, aos 39min.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |