! Goiás afunda Fortaleza e mantém sonho da Libertadores - 05/11/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  05/11/2006 - 17h59
Goiás afunda Fortaleza e mantém sonho da Libertadores

Da Redação
No Rio de Janeiro

O sonho continua. Com grande defesas de Harley e bom aproveitamento nos contra-ataques, o Goiás conseguiu vencer o Fortaleza por 3 a 0, fora de casa, e manteve as esperanças na classificação para a Copa Libertadores da América.

QUE CALOR!
Mesmo com o início do horário brasileiro de verão, em que os relógios foram adiantados em um hora, todos os jogos do Campeonato Brasileiro aconteceram às 16h (15h sem o horário de verão). Por isso, os jogadores de Fortaleza e Goiás sofreram com a temperatura no Castelão.

Para amenizar a situação, a administração do estádio resolveu inovar, implantando um chuveirinho na lateral do campo, onde os atletas se refrescavam durante as paralisações no jogo.
Ao adversário, restam poucas chances de não ser rebaixado para a Série B. O Fortaleza desperdiçou pela segunda vez consecutiva a oportunidade de somar pontos diante de seus torcedores. O time já havia perdido para o Corinthians na última rodada.

O time cearense segue com 31 pontos, em 18° lugar, e só não teve sua situação ainda mais agravada porque o Fluminense perdeu para o Botafogo, por 2 a 1, no Maracanã. A distância para o time carioca na tabela, primeiro fora da zona de rebaixamento, permaneceu em cinco pontos.

O Goiás, por sua vez, aproveitou-se do desespero inicial do time da casa. E abriu o placar no começo do jogo, com Romerito, e limitou-se a segurar a pressão adversária no restante da partida. Aos 36min do segundo tempo, Raul, em jogada de contra-ataque, ampliou o placar. Jadilson, aos 39min, decretou o resultado.

Com o segundo resultado positivo conquistado longe de seus domínios (já havia batido o Palmeiras, no meio da semana), o Goiás entrou definitivamente na briga por um espaço na Copa Libertadores da América. A equipe tem agora 48 pontos e ocupa a 8ª colocação no Brasileirão.

O time agora está a cinco pontos do Paraná (53), quinto colocado e último entre os que se classificam para o torneio internacional. A equipe tricolor passou pelo Palmeiras, neste domingo, por 4 a 2.

O Goiás dará prosseguimento a sua meta de chegar à Libertadores diante de sua torcida. Na quarta-feira, o time recebe o Flamengo. Já o Fortaleza terá agora que se recuperar em duas partidas fora. A primeira será contra o Palmeiras, na próxima quarta-feira, e a segunda contra o Internacional, no sábado.

O jogo
O Goiás começou melhor na partida e a primeira oportunidade de abrir o placar surgiu aos 12min do primeiro tempo. Romerito fez boa jogada pela direita e cruzou para Muñoz, que acertou um chute no travessão.

O grito de gol que ficou preso para os torcedores de time alviverde, soltou-se no minuto seguinte. Souza ajeitou para Romerito na entrada da área, que acertou um chute no canto. Édson Bastos chegou a se atirar, mas não conseguiu alcançar a bola.

Depois de sofrer o gol, o Fortaleza passou a buscar mais as jogadas de ataque e o goleiro Harley começou a se tornar o destaque da partida. Aos 24min, Emerson cobrou falta próxima à área com muita força e o goleiro pulou no canto direito para mandar para escanteio.

No minuto seguinte, após cobrança de escanteio, Finazzi subiu mais que todos e cabeceou firme, obrigando Harley a fazer novo "milagre". A última o oportunidade do Fortaleza empatar, ainda no primeiro tempo, aconteceu aos 30min. Marquinhos, livre de marcação, chutou da entrada da área e o goleiro fez grande defesa.

O meio-campo Danilo Portugal, do Goiás, alertou, ao sair para o intervalo, que seria preciso acertar o posicionamento no segundo tempo para evitar o empate do time da casa: "Realmente estamos levando um sufoco. Temos que acertar a marcação para manter o placar".

Mas a defesa do Goiás seguiu sob pressão no início do segundo tempo e, conseqüentemente, o goleiro teve que continuar se esforçando para segurar o resultado. Aos 5min, ocorreu uma nova grande defesa. Rinaldo recebeu passe de Lúcio no meio de campo, avançou sem marcação até chegar na meia-lua, de onde arriscou um chute colocado. Harley se atirou no canto para defender de mão trocada.

Aos 15min, Finazzi acertou bela cabeçada após cruzamento de Bruno Barros e Harley mandou por cima do travessão. Aos 16min foi a vez do goleiro Édson Bastos mostrar serviço, defendendo boa finalização de Souza.

Aos 36min veio a confirmação da vitória do Goiás. Raúl recebeu passe de Souza e chutou forte de fora da área, no canto de Édson Bastos. Aos 39min, Jadílson deu números finais à partida. Ele recebeu ótimo toque de Souza e bateu com força, sem chances para o goleiro.

Fortaleza
Edson Bastos; Ivan (André Cunha), Alan, Emerson e Jorge Mutt (Bruno Barros); Chicão, Dude, Wendel e Lúcio; Rinaldo (Oswaldo) e Finazzi.
Técnico: Roberval Davino

Goiás
Harlei; Rogério Corrêa, Galeano e Leonardo; Vítor, Cléber Gaúcho (Raul), Danilo Portugal, Romerito e Jadilson; Souza e Muñoz (Johnson).
Técnico: Geninho

Data: 05/11/2006 (domingo)
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Horário: 16h
Árbitro: Lourival Dias Lima Filho (BA)
Assistentes: Alessandro Rocha (BA-FIFA) e José Carlos Oliveira Santos (BA)
Cartão amarelo: Lúcio (F), Danilo Portugal (G), Romerito (G), Leonardo (G), Jorge Mutt (F)
Cartão vermelho:
Gols: Romerito (G), aos 13min do primeiro tempo, Raúl aos 36min; Jadilson, aos 39min.

Leia mais
Campeonato Brasileiro
Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias