! Inter perde do Paraná por 1 a 0 e outra vez "morre na praia" - 19/11/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  19/11/2006 - 18h05
Inter perde do Paraná por 1 a 0 e outra vez "morre na praia"

Da Redação
Em Porto Alegre

O Internacional, pelo segundo ano consecutivo, chega até a reta final do Campeonato Brasileiro brigando pelo título, e acaba "morrendo na praia". Neste 2006, o sonho encerrou neste domingo, 19 de novembro, com a derrota por 1 a 0 para o Paraná, em Curitiba, na antepenúltima rodada da competição.

A partida foi disputada sob chuva intensa e uma ventania que chegou a fazer o árbitro Wagner Tardelli interromper o confronto por 13 minutos, ainda no primeiro tempo.

O time gaúcho ficou nos 66 pontos, com o que se tornou impossível alcançar o São Paulo, campeão antecipado do Brasileirão. No ano passado, o Inter chegou com vida até a rodada final, mas o título acabou com o Corinthians. A decepção só não foi tão grande porque o clube ganhou a Libertadores da América na temporada e em dezembro ainda tentará o título Mundial. Mas segue o jejum sem título brasileiro, que vem desde o distante 1979.

Já o clube paranaense totaliza 56 pontos com o resultado deste domingo e segue bem na disputa pela classificação à Libertadores da América. Os principais concorrentes às duas vagas restantes - já que São Paulo, Inter e Grêmio já estão assegurados - são o Santos, o Vasco e o Figueirense.

Na próxima rodada, o Paraná vai ao ABC paulista enfrentar o São Caetano, clube que luta para escapar do rebaixamento, missão muito difícil. O Inter, por sua vez, irá a São Paulo encarar o Palmeiras, adversário que só briga para manter vaga na Copa Sul-Americana de 2007.

O jogo
Devido à intensa chuva que caiu sobre a capital paranaense neste domingo, a disputa começou sobre um gramado completamente encharcado e com os jogadores demonstrando dificuldade para trocar passes e mesmo para conduzir a bola.

Estava tão difícil se manter em pé no campo da Vila Capanema, que aos 6 minutos o próprio árbitro Wagner Tardelli escorregou e caiu ao chão. Apesar das dificuldades, aos 9 o atacante Fernandão, do Inter, iniciou um contra-ataque com qualidade, lançou Adriano na ponta direita e ao receber de volta no cruzamento desse, bateu de voleio, acertando o poste esquerdo do goleiro Flávio.

Um minuto depois daquele primeiro lance de perigo, o primeiro cartão do jogo. E ele foi vermelho. Ceará empurrou o lateral Eltinho, do Paraná, que tentava invadir a área, sozinho, e acabou expulso, deixando o Inter com um atleta a menos em campo.

A vantagem numérica fez o Paraná se tornar mais ousado ofensivamente, mas o temporal se intensificava e prejudicava cada vez mais a movimentação, ajudando o Inter a se safar da tentativa de sufoco do adversário.

Wagner Tardelli viu que estava muito difícil jogar, ele mesmo demonstrou que não estava conseguindo sequer observar direito o que estava ocorrendo no gramado, e por isso interrompeu a partida. "Eu caí, os jogadores estão escorregando, não dá para ver nada, e vou parar o tempo necessário para que a situação melhore", disse o árbitro, justificando sua decisão.

Após 13 minutos de espera, a chuva amainou e houve a orientação para o jogo recomeçar. "O Tardelli quer jogo, então vamos lá", disse o volante Edinho, do Inter, manifestando uma contrariedade que era de todos os jogadores e da comissão técnica do time gaúcho.

Após o reinício, aos 31 - considerando apenas o tempo válido - o Paraná tanto pressionou que quase abriu o marcador. A bola veio da direita e Gustavo, dentro da pequena área, livre, cabeceou por cima da meta de Renan.

Dois minutos dois, num contra-ataque, Iarley invadiu sozinho a área paranaense, mas se atrapalhou numa poça d'água e acabou permitindo que o goleiro chegasse a tempo de se jogar a seus pés e evitar o gol.

O mesmo Iarley, em outro lançamento por Fernandão, ficou mais uma vez cara-a-cara com Flávio, aos 42, e esse fez ótima defesa. Foi o último lance de perigo do primeiro tempo, no qual o Inter, mesmo com um jogador a menos, criou as melhores situações de gol.

No intervalo, o atacante do Inter justificou as chances desperdiçadas: "No primeiro lance a bola correu demais e perdi o tempo, e na outra o goleiro foi bem, mas no segundo tempo uma vai entrar".

Mas, orientado pelo técnico Abel Braga, o interino Leomir Souza fez duas mudanças no time para recomeçar o segundo tempo, e uma delas resultou na saída do próprio Iarley. Ele foi substituído por Michel. A outra troca foi a do meia Adriano por Léo. Já no Paraná saiu Gerson e entrou Henrique.

Como a chuva parou e a drenagem do estádio é boa, a bola passou a correr melhor no segundo tempo e o jogo ficou mais veloz. Aos 4min, Cristiano se aproveitou disso e invadiu a área, sendo derrubado pelo zagueiro Fabiano Eller. O árbitro marcou, acertadamente, o pênalti, cobrado um minuto depois pelo centroavante Sandro, que bateu bem, no canto direito do goleiro Renan, fazendo 1 a 0.

Em desvantagem o Inter passou a esboçar uma reação, quase marcando aos 11, quando após um cruzamento da direita, Fernandão cabeceou contra a meta e a bola sobrou para Michel, que dividiu com o goleiro. Flávio saiu-se melhor e outra vez salvou o time.

O fato de estar com um a menos em campo fez o Inter diminuir seu ritmo com o passar do tempo, enquanto o Paraná tratava de administrar a vitória parcial, explorando o contra-ataque especialmente investindo em Cristiano.

Aos 28 o Inter fez sua última troca, tentando a cartada final para reagir na partida. Entrou o colombiano Vargas no lugar do volante Fabinho. Caio Júnior, técnico do Paraná, no mesmo instante trocou seus dois atacantes, Cristiano e Leonardo, por Maicossuel e Joelson, visando garantir os três pontos.

Aos 35 o goleiro Flávio fez uma defesa espetacular, em cabeceio do zagueiro Índio, do Inter, que voou em direção à bola após escanteio da ponta esquerda.

Mas a tentativa da equipe gaúcha de ao menos empatar ficou por aí. Faltou força para chegar ao gol e o clube completou 27 anos desde seu último título nacional.

Paraná
Flávio; Peter, Gustavo, Edmílson e Eltinho; Pierre, Beto, Gerson (Henrique) e Sandro; Cristiano (Maicossuel) e Leonardo (Joelson)
Técnico: Caio Júnior

Inter
Renan; Ceará, Índio, Fabiano Eller e Hidalgo; Edinho, Wellington Monteiro, Fabinho (Vargas) e Adriano (Léo); Fernandão e Iarley (Michel)
Técnico: Leomir Souza (interino)

Data: 19/11/2006
Horário: 16 horas
Local: Estádio da Vila Capanema, em Curitiba
Árbitro: Wagner Tardelli (Fifa/RJ)
Auxiliares: Aristeu Tavares (Fifa/RJ) e Marcos Tadeu Nunes (RJ)
Cartrões amarelos: Iarley, Ceará e Vargas (Inter)
Cartão vermelho: Ceará (Inter)
Gol: Sandro (aos 5min do 2º tempo)

Campeonato Brasileiro


Veja também


Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias