! Com dois gols de Ronaldinho artilheiro, Barcelona vence Villarreal - 25/11/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  25/11/2006 - 18h56
Com dois gols de Ronaldinho artilheiro, Barcelona vence Villarreal

Da Redação*
Em São Paulo

Com dois tentos do agora artilheiro Ronaldinho Gaúcho, o Barcelona goleou neste sábado o Villarreal por 4 a 0, no Estádio Nou Camp, pela abertura da 12ª rodada do Campeonato Espanhol.

RONALDINHO GAÚCHO MARCA O 5Oº GOL NO CAMPEONATO ESPANHOL
AFP
Ronaldinho é artilheiro do Espanhol, após marcar duas vezes na vitória sobre Villarreal
Os dois gols de Ronaldinho neste sábado contra o Villarreal colocam o atacante brasileiro como artilheiro isolado do Campeonato Espanhol, com dez gols, uma a mais que o atacante do Sevilla Frederic Kanouté.

De quebra, o brasileiro atingiu uma marca histórica no Espanhol: o primeiro gol, de pênalti, que abriu a goleada, foi o 50º dele num dos melhores campeonatos nacionais do mundo, de que Ronaldinho participa desde 2003, quando chegou ao Barcelona.
VEJA O PERFIL DE RONALDINHO
RONALDINHO E O 'GOL DE SONHO'
Com a vitória, o time dos brasileiros Edmilson, Beletti e Sylvinho, além da estrela Ronaldinho, segue na liderança da competição, agora com 29 pontos. Sevilla, segundo com 25, e Real Madrid, terceiro com 23, jogam fora de casa no fechamento da rodada, neste domingo.

Embora tenha encontrado um Villarreal aguerrido, que se defendia e atacava com inteligência no início da partida, o Barcelona deu mais um espetáculo a sua torcida. Inspirado, Ronaldinho teve uma atuação destacada no jogo, marcou dois gols e é agora o artilheiro isolado da competição, com dez gols.

O Barcelona abriu o placar aos 34min. Ronaldinho fez um lançamento para Eidur Gudjohnsen na área, que virou com a bola dominada para entrar sozinho. O zagueiro do Villarreal Pascal Cygan deslocou o atacante com o braço, que se jogou. Ronaldinho bateu a penalidade máxima para fazer seu nono gol no Espanhol - o quinto de pênalti.

Com a desvantagem, os visitantes se encolheram atrás, enquanto o Barça continava atacando, comandado por Ronaldinho. O goleiro Barbosa, do time visitante, precisou trabalhar pelo menos três vezes antes do fim da primeira etapa. Aos 43min, o goleiro saiu mal, e a bola sobrou para Giuly para cabecear. Barbosa se recuperou bem para salvar seu time.

O Barcelona voltou para o segundo tempo ainda mais ofensivo, avançando pelas pontas ou tabelando pelo meio. O segundo tento foi marcado logo aos 9min.

Após uma cobrança de falta de Ronaldinho, a bola bateu na barreira e sobrou para Iniesta, próximo ao limite da área pela direita. O meia laçou colocado em direção ao poste esquerdo, encobrindo Barbosa, que estava adiantado. Com o gol livre, Gudjohnsen empurrou de cabeça para ampliar a vantagem.

No outro jogo da rodada deste sábado, a lanterna Real Sociedad visitou o Atlético de Madri e arrancou o empate por 1 a 1.

Com o placar, a equipe de San Sebastián deixou, pelo menos provisoriamente, a lanterna da competição, alcançando os cinco pontos e superando, nos critérios de desempate, o Gimnàstic.

Já o time de Madri desperdiçou a chance de encostar nos líderes e segue em quinto, com 21 pontos.

A Real Sociedad saiu na frente aos 23min do primeiro tempo. Jesuli cruzou da esquerda, e Uranga, de cabeça, marcou. O empate saiu apenas aos 31min da segunda etapa: após bola alçada da direita, Ansotegi errou na hora de afastar e, contra, decretou a igualdade.
LANTERNA ARRANCA EMPATE FORA
Com a vitória praticamente assegurada, o Barcelona passou a aguardar os avanços desorganizados do Villarreal, para descer com velocidade no contra-ataque.

O terceiro gol aconteceu aos 24min do segundo tempo. Numa jogada em velocidade, o italiano Zambrotta cruzou da direita para o centro da área, quase um repeteco do segundo. No limite da pequena área, a bola encontrou Iniesta sozinho, que chutou de voleio para o fundo do gol.

O resultado estava selado. E o Villarreal basicamente parou de atacar como no começo, enquanto o time catalão trocava a bola, deixando o tempo correr. A um minuto do fim, contudo, a estrela de Ronaldinho brilhou mais uma vez.

O artilheiro recebeu uma bela assistência de Xavi - que entrara no lugar de Giuly aos 22min. A esquerda do gol, na linha da marca do penalti, o brasileiro matou no peito e virou de bicicleta. A bola ainda fez uma curva para cima antes de descançar no fundo da rede. Estava fechada a goleada, com um dos gols mais bonitos da carreira de Ronaldinho.

*atualizada às 20h59

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias