| 26/11/2006 - 19h36 PC destaca intertemporada como decisiva para recuperação Da Redação No Rio de Janeiro Livre do rebaixamento, o técnico Paulo César Gusmão definiu a intertemporada feita em Atibaia, em São Paulo, como fundamental em seu trabalho. Para ele, este foi o momento decisivo para a permanência do Fluminense na Série A.
"Ali a gente pôde levar o grupo e conhecê-lo de uma forma melhor e mais direta. Tivemos o dia-a-dia, o convívio e participamos de uma forma mais intima da vida do atleta", analisou PC.
O técnico, que demorou dez partidas para conseguir uma vitória no comando da equipe tricolor, revelou que passou por momentos difíceis durante o jejum. A confiança dos atletas, porém, deu forças ao treinador.
"A partir do momento que você perde o crédito com os jogadores fica difícil. Mas eu via todo dia meu crédito aumentando. E eu sabia que isso ia mudar e a gente ia se livrar do rebaixamento", disse, contando uma história para ilustrar a certeza que tinha de que o Flu se recuperaria:
"Tem um sábio chinês que deu uma vez um livro para o imperador para ele usá-lo nos momentos difíceis. Quando estava em um momento complicado ele abria a primeira página e estava escrito 'Isso vai passar'. Nos momentos felizes, ele abria a última página e estava escrito 'Isso também vai passar'. Então tem que haver um equilíbrio".
A história mostra bem o estilo de PC Gusmão trabalhar. O técnico tricolor precisou trabalhar muitas vezes o emocional de seus comandados, para convencê-los da possibilidade de recuperação no Campeonato Brasileiro.
"Com a confiança dos jogadores e da diretoria pudemos adaptar o trabalho e implantar nossa filosofia, o que foi muito importante", destacou o treinador.
Paulo César Gusmão também ressaltou outro ponto importante de seu trabalho no clube. Para ele, o apoio da família foi vital. "Se não fosse minha esposa e minhas filhas, teria sido muito mais difícil. Apoiado na família eu pude fazer meu trabalho com os jogadores", declarou PC.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |