| 05/12/2006 - 15h02 Japoneses só pensam no Barcelona e esquecem o Inter Evandro César Lopes Enviado especial do UOL Em Tóquio (Japão) Poucos dias antes do Mundial, os japoneses já deixaram clara sua preferência. Todos estão ansiosos pela chegada do Barcelona, que tenta em solo asiático sua primeira conquista na competição. Cartazes, Outdoors gigantes com a foto de Ronaldinho e matérias contando todos os detalhes do time catalão nas principais revistas esportivas do país são facilmente encontradas.
Campeão da Copa Libertadores deste ano, o Internacional desperta pouco interesse nos japoneses até o momento. A imagem globalizada de Ronaldinho tomou as ruas de Tóquio, que aguarda ansiosa para ver o malabarismo do brasileiro nos gramados asiáticos.
Considerada uma das principais publicações de futebol na Ásia, a revista Sportiva, por exemplo, fez uma edição especial sobre o Barcelona, que toma a capa e mais da metade das páginas da revista, que também detalha o cronograma do Mundial de Clubes da Fifa, mas está mesmo interessada é no time azul e grená.
Ao todo, 47 páginas recheadas de fotos, números, entrevistas, fichas técnicas e até mesmo informações sobre outros esportes praticados no clube catalão como hóquei sobre patins e basquete são disponibilizadas pela publicação, que também faz um balanço da participação da equipe nas últimas competições como o Campeonato Espanhol e a Copa dos Campeões da Europa.
Para não dizer que o Internacional passou em branco na edição que detalha o Mundial, a publicação destina uma página ao time gaúcho, com a ficha técnica de apenas cinco jogadores: Fernandão, Edinho, Perdigão, Clemer e Iarley.
A admiração pelo Barcelona é tão grande, que a camisa do time pode ser encontrada em qualquer loja de esportes da capital japonesa, que também comercializa cachecóis e até mesmo uniformes de treino da equipe espanhola, além de exibir vídeos sobre a participação do time em sua últimas competições européias e nacionais.
O uniforme do Barça é tão tradicional no Japão que pode ser encontrado com muito mais facilidade do que o de qualquer time que disputa a primeira divisão da J League, o campeonato nacional japonês.
Até mesmo no estádio Nacional de Tóquio, onde o Barcelona não joga de jeito nenhum já que serão realizadas apenas as partidas entre o América (MEX) e o Jeonbuk (COR) e depois o confronto entre Inter e o vencedor de Auckland (NZL) e Al Ahly (EGI), além da disputa do quinto lugar, são encontradas apenas cartazes que relembram a chegada do time catalão a Tóquio.
A presença de Ronaldinho e seus companheiros parece na verdade até mais importante do que a própria disputa do Mundial em um país que viveu uma verdadeira "overdose" de competições internacionais em esportes coletivos no ano de 2006.
Somente nesta temporada, os Mundiais de vôlei, masculino e feminino, além do Mundial de basquete masculino tiveram a disputa promovida pelos japoneses, que pelo segundo ano consecutivo também recebem a competição de Clubes da Fifa. UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |