| 23/12/2006 - 14h10 Punidos da Itália vencem e ensaiam arrancadas Da Redação Em São Paulo Coadjuvantes da punição imposta pela Justiça italiana que determinou o rebaixamento da Juventus para a Série B da temporada 2006-07, Milan, Fiorentina e Lazio consolidaram neste sábado, ao final da 18ª rodada, arrancadas que deixam para trás o trauma pela perda de pontos antes do início da competição.
Penalizado com oito pontos no escândalo da manipulação de resultados que tumultuou o futebol italiano no primeiro semestre deste ano, o Milan visitou e venceu a Udinese de forma convincente por 3 a 0, com mais uma atuação decisiva de Kaká, que de pênalti fez o primeiro, aos 31min do primeiro tempo. Gilardino ampliou quatro minutos depois, e Ricardo Oliveira completou o placar aos 31min da etapa final.
O triunfo é o segundo consecutivo conquistado pelo Milan, que no meio da semana havia superado uma das surpresas da competição, o Catania. A seqüência abafa um pouco a má campanha desempenhada pela equipe, que chegou a ficar três rodadas sem vencer e a flertar com a zona de rebaixamento, ameaça que ficou mais distante após os seis pontos somados em dois jogos.
Com a vitória em Udine, o Milan chegou aos 20 pontos, ficou a três da zona de classificação para a Copa da Uefa e abriu distância de oito pontos para o bloco da 'degola', incômodo também que já parece totalmente esquecido pela Fiorentina, que aplicou goleada por 4 a 0 ante o Messina, acumulando seu oito jogo invicto.
Com um gol de Luca Toni aos 17min da etapa inicial, a Fiorentina não encontrou a menor dificuldade para alargar a vantagem, com Potenza, Liverani e Mutu, atacante badalado com passagens por Juventus e Chelsea, da Inglaterra, que se envolveu em caso de doping com cocaína e agora começa a recuperar seu melhor momento.
A Fiorentina havia começado a competição com 15 pontos negativos. Agora, já com 18, poderia estar na quarta posição. No momento, porém, ainda ocupa a 14ª posição, mesmo estando em ascensão.
Na prática, no entanto, ninguém faz campanha de recuperação até agora como a feita pela Lazio, que mesmo depois de ter perdido para a líder Inter na última rodada se reabilitou com uma vitória importante, por 3 a 1, contra o Parma, fora de casa.
Stendardo, Pandev e Rocchi marcaram os gols da virada da Lazio, que subiu aos 25 pontos, na quinta posição, já dentro do bloco da Copa da Uefa e a apenas um da Liga dos Campeões, hoje ocupado por Inter, Roma, Palermo e Catania, todos vencedores na 18ª rodada.
O Catania, aliás, segue surpreendendo e após a derrota para o Milan voltou a fazer bom papel, derrotando a Sampdoria por impactantes 4 a 2.
Já o Reggina, que começou o Italiano com 11 pontos, goleou o Empoli por 4 a 1, foi aos 12 pontos, na 18ª colocação, ainda entre os rebaixados, situação que ainda atormenta o Ascoli, que segue na lanterna mesmo depois de derrotar o Chievo por 3 a 0.
Completando o sábado, o Torino arrancou empate fora de casa contra o Livorno, por 1 a 1, e chegou à 10ª posição, ao lado do próprio adversário. UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |