! Platini supera Johansson e é eleito presidente da Uefa - 26/01/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  26/01/2007 - 10h16
Platini supera Johansson e é eleito presidente da Uefa

Das agências internacionais
Em Dusseldorf (Alemanha)

O ex-jogador Michel Platini foi eleito nesta sexta-feira presidente da Uefa (União Européia de Futebol). Na votação, o francês superou o sueco Lennart Johansson, que tentava se manter no cargo por mais um mandato.

AFP
Platini cumprimenta Johansson no encontro em que foi eleito para o comando da Uefa
TÉCNICOS INGLESES PREOCUPADOS
VÍDEO DA ELEIÇÃO DE PLATINI
BLOG DO MILTON NEVES
Platini, de 51 anos de idade, venceu a votação por 27 a 23. Na eleição, que teve a participação de 52 federações da Uefa, também houve dois votos nulos. A vitória do francês, o primeiro ex-jogador a dirigir a entidade, afasta Johansson do cargo depois de 17 anos no comando do futebol europeu.

"Estou pronto e preparado para a presidência", afirmou Platini, no congresso da Uefa. "Estou feliz, é o começo de uma grande aventura", complementou o ex-jogador.

Entre seus projetos, Platini pretende reduzir a Liga dos Campeões da Europa e, para isso, ele vai reduzir o número de vagas às grandes ligas do continente. Além disso, ele manteve o discurso de tratar o futebol como um esporte e não como um negócio.

"Futebol é um jogo antes de ser um produto, um esporte antes de ser um mercado e um espetáculo antes de ser um negócio", disse Platini, na apresentação de sua candidatura.

OS EX-PRESIDENTES DA UEFA
1954-1962Ebbe Schwartz (DIN)
1962-1972Gustav Wiederkehr (SUI)
1972-1973Sandor Barcs (HUN)
1973-1983Artemio Franchi (ITA)
1983-1990Jacques Georges (FRA)
1990-atualLennart Johansson (SUE)
PeríodoNome
A disputa foi marcada por um clima amistoso e contou com propostas parecidas dos candidatos, pois ambos prometeram lutar contra o racismo, doping, jogos armados e apostas ilegais. Entretanto, o tom das eleições mudou depois que Sepp Blatter, presidente da Fifa, deu apoio a Platini, o que enfureceu Johansson.

Eleito três vezes o melhor jogador do continente, Platini é considerado um dos melhores jogadores da história. Em 1984, ele levou a França ao título europeu, marcando nove gols em cinco partidas, e foi campeão europeu e mundial pela Juventus, em 1985. Fora dos campos, ajudou a organizar a Copa do Mundo de 1998.

Apesar da derrota, Johansson, de 77 anos de idade, não ficará fora do mundo da Uefa. Após ter decretada a vitória, Platini pediu ao congresso que aclamasse o sueco como presidente honorário da entidade. O objetivo do francês seria acabar com os problemas que poderiam ter havido entre os dois na campanha.

Montenegro aceito, Gibraltar não
A Uefa admitiu Montenegro como seu 53º membro nesta sexta-feira, mas Gibraltar encerra o décimo ano de campanha com fracasso na tentativa de integração.

A Associação de Futebol de Sérvia e Montenegro foi banida em junho de 2006 após a separaçaõ política entre as duas repúblicas. A aceitação de Montenegro era muito aguardada e foi apoiada com unanimidade na entidade.

Após o anúncio, a bandeira de Montenegro foi hasteada pelo agora ex-presidente Lennart Johansson. Já Gibraltar, território britânico à costa da Espanha, havia sido admitido provisoriamente em dezembro passado, em decisão da Corte de Arbitragem para o Esporte (CAS).

Gibraltar, que tem população estimada de 28 mil habitantes, não possui jogadores profissionais. A Espanha foi um dos países que mais se posicionou contra sua entrada, temendo que a decisão gere novas disputas territoriais.

"Este é um problema político", afirmou o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Angel Maria Villar Llona. "Não há uma solução para o problema desde 1713, porque temos políticos ruins ou porque é uma situação difícil de ser resolvida simplesmente."

Joseph Nunez, que preside a Federação de Futebol de Gibraltar, adiantou que a briga pelo reconhecimento oficial terá continuidade no âmbito judicial.

"Estamos muito decepcionados, especialmente em relação à posição do Comitê Executivo. Eles agiram contra a posição dada pela Corte no ano passado", lamentou.

A Uefa aceitou propostas de Escócia e Irlanda para a realização de um estudo para um possível aumento no número de membros de 16 para 24. A última mudança ocorreu em 1996.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias