| 25/02/2007 - 18h52 Barcelona vence, espanta crise e assume liderança isolada Da Redação Em São Paulo O Barcelona deu o primeiro passo para espantar a crise que o ronda e assumiu a liderança isolada do Campeonato Espanhol. Prestes a enfrentar uma série decisiva nas três competições que disputa, a equipe catalã reencontrou o caminho da vitória neste sábado ao superar o Athletic de Bilbao por 3 a 0, no Camp Nou, pela 24ª rodada.
 Após abraço, Ronaldinho cumprimenta Eto'o por seu gol diante do Athletic |
O resultado tem vários significados (positivos) para o time azul-grená. No Espanhol, o Barcelona se recupera da derrota sofrida diante do Valencia, reassume a liderança com 49 pontos e abre dois para Sevilla, segundo colocado.
Vantagem mais que importante para uma equipe que, nos próximos dois compromissos pelo Espanhol, encara justamente o Sevilla, fora de casa, e o arqui-rival Real Madrid, outro aspirante ao título, no Camp Nou.
A vitória também garante ânimo maior para a Copa do Rei. Nesta quarta-feira, o Barcelona precisa reverter a vantagem de 1 a 0 do Zaragoza para avançar às semifinais. Derrotado em casa, o time catalão tem a difícil missão de bater o adversário em seu território, no estádio La Romareda.
Depois, no dia 6 de março, outra tarefa complicada. Pela Liga dos Campeões, o clube espanhol precisa, pelo menos, devolver a derrota por 2 a 1 sofrida para o Liverpool em pleno Camp Nou, na última semana. Jogando na Inglaterra, o Barcelona tentará evitar uma eliminação precoce no principal torneio de clubes da Europa, do qual é o atual campeão.
Além disso, os últimos resultados negativos ajudaram a gerar seguidas polêmicas no clube. A seqüência começou com a discussão pública entre o técnico Frank Rijkaard e o camaronês Samuel Eto'o, que ainda disparou contra Ronaldinho. Mais recentemente, o brasileiro foi acusado de estar acima do peso pela imprensa espanhola, tornando o ambiente ainda mais conturbado.
O triunfo diante do Athletic, contudo, deve apaziguar os ânimos. Eto'o, por exemplo, voltou ao time titular após se recuperar de lesão, marcou um dos gols do Barcelona e viu as vaias vindas das arquibancadas trocadas por aplausos. Ronaldinho também teve boa atuação e por pouco não deixou sua marca, acertando o travessão duas vezes.
Pelo Espanhol, o Barcelona enfrenta o Sevilla no próximo fim de semana, na casa do adversário. Já o Athletic, que permanece com 25 pontos e na zona de rebaixamento, recebe o lanterna Gimnàstic no estádio San Mames, em Bilbao. O jogo
Precisando da vitória para acalmar o ambiente no clube, o Barcelona começou a partida exercendo forte pressão. Logo com quatro minutos, Ronaldinho deu o primeiro chute a gol, para fácil defesa de Aranzubia.
Com maior controle da bola, os catalães criaram as melhores chances do início do jogo. A primeira nasceu dos pés de Ronaldinho. O brasileiro acionou Gio dentro da área e o lateral finalizou para fora, dando um susto no goleiro adversário.
E se a noite de Aranzubia se anunciava difícil, complicou-se ainda mais quando os anfitriões inauguraram o placar. Aos 23min, Amorebieta não conseguiu afastar passe de Giuly e acabou mandando contra o patrimônio para dar a vantagem ao Barcelona.
Aproveitando-se da desorientação do rival, a equipe catalã aumentou a diferença aos 29min. Eto'o deu belo passe de primeira para Xavi e ele não desperdiçou, anotando 2 a 0. O terceiro gol saiu ainda no primeiro tempo, aos 40min.
Ronaldinho deu bela assistência para Eto'o atrás da defesa e o atacante, com tranqüilidade, finalizou sob as pernas de Aranzubia. Antes vaiado por parte da torcida, o camaronês voltou a ser aplaudido no Camp Nou.
Depois do intervalo, o Barcelona continuou superior em campo. Aos 6min, Iniesta perdeu grande oportunidade de fazer o quarto gol pegando rebote de disparo de Giuly, que bateu na trave. Aos 14min, foi a vez de Ronaldinho chegar perto. O brasileiro fez linda jogada e a finalizou com um chute no travessão.
O camisa 10 tentou mais três vezes superar Aranzubia, sem sucesso. Na primeira, parou em defesa do goleiro. Depois, em cobrança de falta, mandou novamente a bola no travessão. Na última, chutou cruzado, já dentro da área, e viu Aranzubia desviar pela linha de fundo com os pés.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |