| 10/03/2007 - 19h59 Real Madrid e Barcelona esquecem crise e empatam por 3 a 3 Da Redação Em São Paulo No "clássico da má-fase" do Campeonato Espanhol, ironicamente viu-se um futebol digno de equipes em alta. Em um jogo de grande nível técnico, a equipe merengue cedeu empate por 3 a 3 nos minutos finais para o Barcelona, que atuou com um homem a menos no segundo tempo inteiro.
IMAGENS DO SUPERCLÁSSICO |
---|
 Ronaldinho teve bons momentos no jogo |  Nilsterooy foi destaque do Real com 2 gols |  Messi marcou três pelo Barça e foi o herói do seu time na partida do Camp Nou |  Real Madrid comemora, mas cede empate | CLASSIFICAÇÃO DO ESPANHOL | FOTOS DO FUTEBOL NA EUROPA |
Com grandes jogadas, muito empenho e disposição durante os 90 minutos, as duas equipes mostraram que têm condições de se reerguer na temporada, que ficou abalada com os resultados do meio de semana.
Os dois times vivem momentos delicados após serem eliminados da Liga dos Campeões da Europa - que era o objetivo máximo da temporada de ambos. Agora, o Espanhol se transformou na prioridade dos rivais.
O Barcelona, atual campeão europeu, despediu-se da competição continental com uma vitória sobre o inglês Liverpool por 1 a 0 na Inglaterra. Porém, como levou dois gols em casa, foi eliminado.
O Real Madrid viveu história parecida: perdeu por 2 a 1 para o Bayern de Munique na Alemanha, mas como havia cedido dois gols na Espanha, caiu pelo mesmo critério.
Mesmo assim, as equipes deixaram a crise de fora das quatro linhas e fizeram uma exibição de gala, que valeu o ingresso do torcedor que compareceu ao Camp Nou.
Com o resultado, o Real Madrid chega aos 45 pontos, mantendo-se em quarto. Já o time catalão empata com o Sevilla na ponta da tabela com 50 pontos, mas leva vantagem no saldo de gols. Só que o Sevilla tem um jogo a menos, assim como o Valencia, que está em terceiro com 46 pontos.
"O empate foi um bom resultado, ainda mais levando-se em consideração que enfrentamos um adversário com um jogador a mais", analisou o técnico do Barcelona, o holandês Frank Rijkaard.
O jogo A partida começou completamente elétrica. As duas equipes entraram ligadas no jogo, correndo muito, prensando as bolas, entrando duro e jogando em alta velocidade.
Não demorou, assim, para o primeiro gol sair. Aos 4min, Thuram afastou mal cruzamento de Higuaín, e a bola sobrou na entrada da área para Van Nilsterooy; o holandês deu um preciso tapa na bola, desviando de Victor Valdés e anotando seu primeiro no jogo.
O Barcelona respondeu rapidamente. Aos 10min, Messi recebeu passe na direita livre de marcação e, na cara de Casillas, tocou rasteiro no canto esquerdo para igualar o placar.
Só que o Real Madrid voltou a tomar a dianteira apenas três minutos depois: Guti invadiu a área e foi derrubado por Oleguer. O árbitro deu amarelo ao jogador do Barcelona e marcou o pênalti, que Nilsterooy converteu.
RECORDE DE ESPANHÓIS |
---|
O jogo deste sábado marcou o clássico entre Barcelona e Real Madrid com mais jogadores espanhóis nos times tutulares desde a temporada 2003/04: 12 atletas no total.
O Barcelona entrou em campo com cinco jogadores nascidos na Espanha: Víctor Valdés, Oleguer Presas, Carlos Puyol, Andrés Iniesta e Xavi Hernández. Já o Real Madrid pôs um time com maioria espanhola (7): Casillas, Míchel Salgado, Iván Helguera, Sergio Ramos, Miguel Torres, Guti e Raúl começaram jogando. |
---|
|
O ritmo da partida seguiu acelerado. O Barcelona passou a buscar mais o ataque, mas o Real levava perigo em seus velozes contra-ataques puxados por Guti e Higuaín.
Só que, aos 27min, o talento da dupla Ronaldinho-Eto'o falou mais alto: os dois fizeram linda tabela na aréa madridista que culminou no arremate do brasileiro; Casillas espalmou e, no rebote, Messi encheu o pé para empatar outra vez o duelo.
O jogo seguiu frenético, e por muito pouco o Barcelona não conseguiu a virada. Após "tabela" entre Puyol e o juiz, o time catalão puxou contra-ataque com Messi pela direita; ele passou para Ronaldinho por trás da zaga, e o brasileiro cruzou para Eto'o, que foi travado na pequena área por Salgado, aos 39min.
Aos 45min, Deco fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para Iniesta, que, da entrada da área, bateu colocado para boa defesa de Casillas.
No mesmo minuto, o Barcelona ficou com um homem a menos: Oleguer, que já tinha amarelo, deu uma entrada violenta em Fernando Gago e recebeu o vermelho.
No segundo tempo, Rijkaard sacrificou Samuel Eto'o para recompor seu sistema defensivo com o brasileiro Sylvinho. Já Capello manteve o Real Madrid como estava, com Robinho no banco.
Assim, o Real não conseguiu fazer a vantagem numérica surtir efeito. Somente aos 15min, o italiano colocou o ex-santista em campo no lugar de Raúl, dando maior movimentação ao seu meio-campo.
Aos 19min, Robinho desarmou Ronaldinho no campo de defesa do Real, pedalou para cima do gaúcho e armou contra-ataque. Higuaín partiu em velocidade e acertou enfiada na medida para Van Nilsterooy que, na cara de Valdés, tentou o toque por cima do arqueiro, que fez grande defesa.
Robinho deu outra cara ao Real Madrid. Abrindo espaços e atuando com velocidade, fez o time ir à frente e acuar o Barcelona. Van Nilsterooy teve outra boa chance, mas foi fominha e bateu em cima de Valdés.
Mas a pressão surtiu efeito aos 28min: Guti, um dos destaques do jogo, cobrou falta da direita e encontrou Sergio Ramos que, de costas para o gol, acertou linda cabeçada para marcar o terceiro.
O Barcelona foi para o tudo ou nada. Conseguiu dois bons arremates com Iniesta e Rafa Márquez e pressionou até o fim do jogo, sufocando o Real madrid em seu próprio campo.
Até que o time catalão conseguiu o empate: aos 45min, Messi, a estrela do jogo, invadiu a área e bateu com força, cruzado, de pé esquerdo, para superar Casillas e colocar o Barcelona provisoriamente na ponta da tabela.
BARCELONA X REAL MADRID
BARCELONA Victor Valdés; Oleguer, Puyol, Thuram; Rafa Márquez (Gudjonhsen), Xavi, Deco (Belletti), Iniesta; Messi, Ronaldinho, Eto'o (Sylvinho)
REAL MADRID Casillas; Salgado, Sergio Ramos, Helguera, Torres; Fernando Gago, Diarra, Guti (De la Red), Raúl; Higuaín, Van Nistelrooy
DATA: 10/03/2007, sábado LOCAL: Estádio Camp Nou, em Barcelona (Espanha) GOLS: Van Nilsterooy, aos 4 e aos 13min, Messi, aos 10 e aos 27min do primeiro tempo. Sergio Ramos, aos 27min, e Messi, aos 45min do segundo tempo.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |