Topo

Com Gabriel inspirado, Brasil vence "sem precisar" de Falcão e revê rival Espanha na final do futsal

Gabriel (6) fez dois gols e ainda deu o chute que saiu o terceiro gol - Chaiwat Subprasom/REUTERS
Gabriel (6) fez dois gols e ainda deu o chute que saiu o terceiro gol Imagem: Chaiwat Subprasom/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

16/11/2012 11h53

Com dois gols de Gabriel, o Brasil venceu a Colômbia por 3 a 1, nesta sexta-feira, na Tailândia, e vai encarar a arquirrival Espanha, na decisão do Mundial de futsal, que será realizada no domingo, às 10h30 (horário de Brasília).

Gabriel ainda foi responsável pelo terceiro gol ao dar o chute que desviou no colombiano Toro e decretou a vitória. “Esperávamos dificuldades por saber que eles são, individualmente, muito bons. Pegam a bola e vem pra cima. Mas tem que sofrer se quer se chegar numa final, né?”, falou Gabriel logo após a partida. “Estou contente por ter ajudado, mas todo o time tem que participar para sair o gol.”

Donos da maior rivalidade mundial, Brasil e Espanha se encontraram em semifinal ou final nos últimos quatro Mundiais de futsal. Cada um levantou vantagem duas vezes. Em 1996, em Barcelona, o Brasil venceu os donos da casa na decisão e saiu campeão.

Quatro anos mais tarde, na Guatemala, os espanhóis deram o troco na decisão. Em 2004, na Tailândia, vitória espanhola nas semifinais, na decisão por pênaltis. Na final de 2008, no Rio, o Brasil venceu nos pênaltis a final e saiu campeão. A Espanha se classificou ao marcar 4 a 1 na Itália.

MAIS DO FUTSAL

  • Espanha vence legião brasileira da Itália e pode reviver duelo de rivalidade com Brasil na final do futsal

Na partida desta sexta, Falcão começou na reserva. O ala ainda não está 100% em decorrência do estresse vivido durante a recuperação de uma contusão na panturrilh

O técnico Marcos Sorato começou com Tiago; Gabriel, Neto, Fernandinho e Simi. a.

No jogo contra a Argentina, nas quartas, Falcão havia entrado e decidido a classificação ao marcar os gols de empate e da virada por 3 a 2. No jogo desta sexta, ele entrou na segunda etapa e fez dois bons arremates, mas não marcou.

Ainda tentou alguns lances mais plásticos, mas sem sucesso.

O jogo

Em menos de um minuto, o goleiro colombiano Lozano fez duas defesas importantes. Mas com 41 segundos já saiu o primeiro gol. Gabriel chutou de fora da área e fez 1 a 0:

Lozano não se cansava de fazer boas defesas, como aos 10min, em um chute de Vinícius. Apenas 15 segundos depois, fez mais um milagre, desta vez em chute de Wilde.

O jogo era fácil, e a Colômbia não assustava. O Brasil controlava e perdia muitos gols. Até ser punido restando menos de dois minutos para o final. Em contra-ataque, Toro recebeu na frente e tocou na saída de Tiago: 1 a 1.

Falcão entrou na segunda etapa. Com um minuto, ele já fez sua primeira finalização, mas o goleiro colombiano defendeu. Dois minutos depois, driblou um marcador e chutou na trave.

De tanto dominar o jogo, o Brasil conseguiu desempatar. Aos 7min, Simi tocou da esquerda para Gabriel chutar forte e fazer seu segundo gol no jogo.

Pouco depois, Gabriel tentou cruzar, a bola desviou em Toro e entrou: 3 a 1. Depois, o Brasil controlou o jogo e manteve o placar.