Topo

Sasaki fica perto de fazer história, mas termina Mundial em 5º lugar

Brasileiro Sergio Sasaki ficou na quinta colocação no Individual Geral do Mundial na Antuérpia - RICARDO BUFOLIN / CBG
Brasileiro Sergio Sasaki ficou na quinta colocação no Individual Geral do Mundial na Antuérpia Imagem: RICARDO BUFOLIN / CBG

Do UOL, em São Paulo

03/10/2013 17h25

Sergio Sasaki ficou muito perto de fazer história na ginástica do país. Nesta quinta-feira, o brasileiro figurou entre a zona de pódio durante um aparelho, mas acabou em quinto lugar no individual geral no Mundial da Antuérpia.

A prova é a mais completa da modalidade e tem disputas nos seguintes aparelhos: solo, salto, barra fixa, cavalo com alças, paralelas e argolas.

Sasaki, que ficou em décimo lugar nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, ficou em quinto hoje na Bélgica, mas na quarta rotação de aparelhos chegou a aparecer em terceiro. O japonês Kohei Uchimura, que somou 91,990, conquistou o inédito tetracampeonato mundial no Individual. 

Se conseguisse uma medalha, Sasaki, de 21 anos, seria o primeiro ginasta do país a subir no pódio na prova que envolve a disputa dos seis aparelhos no masculino. Ele somou 88,949 pontos no total, depois de uma boa apresentação na barra fixa, seu último aparelho.

O cavalo com alças foi talvez o 'grande vilão' da final para Sasaki. Ele teve a pior nota no aparelho entre todos os seus concorrentes por medalha e perdeu décimos importantes. Por outro lado, no salto fez uma grande apresentação e teve a segunda maior nota da prova, atrás apenas do ginasta japonês.

Nas eliminatórias, disputadas na segunda-feira, o ginasta brasileiro havia ficado com a sexta posição. Nesta quinta, além de ter boa nota em sua especialidade, o salto, ele conseguiu apresentação convincente nas paralelas, barra fixa e argolas, o que o ajudou a subir no ranking. 

No domingo, o ginasta terá a oportunidade de conquistar sua segunda medalha no Mundial. Ele avançou à final do salto com a terceira melhor nota das eliminatórias e é bem cotado para subir ao pódio.

Já Arthur Nory vinha com ótimo desempenho na final, até falhar no último aparelho e terminar em 17º lugar. Estreante em Mundiais, o ginasta de 20 anos chegou à final com apenas a 18ª colocação. Na final ele vinha muito bem, mas na última rotação caiu no cavalo com alças, tirou uma nota baixíssima (11,633) e despencou na classificação. 

'Superman' tetracampeão

Se Sasaki ficou perto de fazer história para o Brasil, o japonês Kohei Uchimura marcou seu nome na ginástica mundial. Conhecido como 'Superman', o asiático chegou ao seu quarto título no Individual Geral.

Na mesma prova, aliás, o 'baixinho' de 1,60m ficou com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Aos 24 anos, ele 'assombra' a ginástica desde 2007. Há cinco anos, faturou seu primeiro pódio olímpico em Pequim, com a prata na mesma prova. 

Filho de dois ex-ginastas, Kazuhisa e Shuko Uchimura, o japonês está no esporte desde os três anos de idade. As outras três conquistas Mundiais do ginasta foram em 2009, 2010 e 2011.