Topo

Brasil conquista torcida, bate Dinamarca e faz final inédita no handebol

Do UOL, em São Paulo

20/12/2013 19h15

O Brasil garantiu sua primeira medalha da história de um Mundial de handebol feminino ao se classificar para a final inédita do torneio nesta sexta-feira. A vaga na decisão veio após a vitória por 27 a 21 contra a Dinamarca, em duelo disputado na Sérvia.

Agora, a equipe brasileira terá pela frente uma partida contra as donas da casa. A Sérvia já foi adversária do Brasil na fase de grupos com derrota da seleção europeia por 25 a 23, a única da do time no torneio.

Enfrentando uma das potências do handebol, a sexta no ranking mundial, as brasileiras tiveram uma atuação tão boa que a torcida foi conquistada nas arquibancadas do ginásio. No começo do duelo, a supremacia dos dinamarqueses era evidente do lado de fora da quadra, mas, aos poucos, e com a vantagem no placar, alguns gritos dos fãs brasileiros foram ouvidas no local.

Um dos destaques da partida foi a goleira Bárbara Arenhart. Com belas intervenções na primeira etapa, ela ajudou as brasileiras a abrirem vantagem no marcador, tanto que quatro pontos separavam as equipes ao fim dos primeiros 30 minutos.

O ritmo das brasileiras foi mantido no segundo tempo e, aos poucos, a diferença foi aumentando. No entanto, depois dos 15 minutos, a Dinamarca melhorou no duelo e chegou a marcar quatro vezes seguidas, diminuindo a vantagem de sete para três gols. Mas, logo na sequência, o Brasil voltou a controlar a partida e abrir frente.

O duelo desta sexta-feira ainda foi especial para o técnico Morten Soubak. O motivo é o fato do treinador da seleção brasileira ter nascido na Dinamarca.

A decisão do Mundial coroa a evolução da equipe brasileira feminina nos últimos dez anos é evidente. No Mundial de 2003, o time foi apenas o 20º colocado na Croácia. Já na competição de 2011, no Brasil, foi o quinto. Nas Olimpíadas de Londres, em 2012, a seleção ainda conseguiu uma sexta colocação, seu melhor resultado da história.

O Brasil chega à decisão do Mundial como a única equipe sem derrotas na competição. Além disso, a seleção, que é apenas a 22ª no ranking, ainda tem em seu histórico vitórias sobre grandes seleções como Hungria (3ª), Sérvia (7ª) e Holanda (16ª).

A final entre Brasil e Sérvia acontece neste domingo às 14h15 (horário de Brasília) com acompanhamento ao vivo do UOL Esporte.