Topo

Após ouro, Rafaela dispara contra críticos e celebra volta por cima

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/08/2013 17h19

A brasileira Rafaela Silva mostrou que não esqueceu os críticos após o ouro inédito para o judô feminino conquistado nesta quarta-feira no Mundial do Rio de Janeiro na categoria até 57kg. Ela celebrou a volta por cima após a performance abaixo da média na Olimpíada de Londres.

“É muito bom, quando perdi a Olimpíada estava em quarta no ranking, entrei como favorita, mas perdi na segunda luta, muita gente me criticou, disseram que judô não era meu lugar, e estou aqui dando a volta por cima, ganhando Mundial dentro de casa”, desabafou em entrevista para o Sportv.

As palavras de desabafo de Rafaela ganharam coro no discurso da técnica da seleção brasileira, Rosicleia Campos, que está afastada da função por motivos de gravidez. Ela pediu para os críticos engolirem o que falaram da sua pupila. 

“Eu não tenho dúvida que ela subiria no pódio. É muita felicidade, essa equipe é maravilhosa. A Rafa é uma guerreira, todo mundo que falou besteira agora engole, engole tudo que falou da minha linda”.

O técnico pessoal de Rafaela, Geraldo Bernardes, exaltou o ouro após o passado da lutadora na Cidade de Deus, bairro pobre situado no Rio de Janeiro. Segundo o treinador, a brasileira já tinha condições de ter sido campeão em Londres.

"A emoção é além dela ter se tornado uma cidadã excelente, fizemos com que ela quebrasse um tabu. Ao longo do tempo ela foi despontando, mostrando que realmente é um talento. Essa medalha estava engasgada desde Londres. Ela tinha condição de ter sido campeã ali. Foi retardado aquilo. Se tem algo de justo, foi esse título".

Um dos responsáveis por Rafaela ter iniciado a sua trajetória no judô no Instituto Reação, criado por ele, o ex-judoca e atual comentarista Flávio Canto teceu vários elogios para a performance da brasileira.  

“Essa medalha ai é uma medalha do Brasil, a Rafaela representa tanta coisa, é uma atleta com tanta gente com potencial e que não consegue chegar por falta de oportunidade. Quantas Rafaelas não temos por ai”. 

RAFAELA SILVA DÁ GUINADA NA CARREIRA E LEVA OURO NO MUNDIAL DE JUDÔ

* Atualizada às 17h50